domingo, 27 de junho de 2021

Amazônia - Equipe de especialistas discute combate as queimadas


No último dia 23 de junho, ocorreu no CENSIPAM (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), o Seminário para Planejamento do Combate às Queimadas 2021, em Brasília. O Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira, participou da abertura do evento representando o Ministro Walter Souza Braga Netto.

O Secretário-Geral ressaltou que o encontro é de importância vital para a adoção de medidas coordenadas no enfrentamento às queimadas. “Após recorrentes incêndios na Amazônia Legal e no Pantanal, é extremamente importante trabalharmos em planejamento proativo, com antecipação do combate às causas desses eventos externos”, sublinhou. Ele Reforçou que as experiências das Forças Armadas e das agências nas Operações Verde Brasil I e II, foram fundamentais na luta pela preservação do meio ambiente.

Como parte da programação do evento, o assessor do CENSIPAM, Henrique Bernini, apresentou o novo sistema de monitoramento de queimadas e o produto de rastreio do fogo desenvolvido pelo Centro Gestor. Representantes de agências e órgãos governamentais relacionados ao meio ambiente expuseram o panorama das queimadas na Amazônia e no Pantanal em 2020. Trouxeram ainda, o mapeamento de cicatrizes do fogo no Brasil, e o serviço de monitoramento de eventos individuais de queimadas e incêndios.

O evento que devido as regras de segurança contra o Covid-19, ocorre por videoconferência e de forma presencial atendendo as normas impostas pela pandemia nas instalações do CENSIPAM, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube. 

Já esta sendo apontada como certa uma nova edição da Operação Verde Brasil, a qual deverá receber uma nova nomenclatura, dando prosseguimento ao compromisso de combate as queimadas e crimes praticadas na região amazônica e pantaneira do Brasil. Uma clara resposta as ameaças que surgem no horizonte brasileiro, marcando o papel e a importância do emprego das Forças Armadas em conjuntos com demais órgãos e agências federais e estaduais no combate as queimadas, garimpos ilegais e atividades ilícitas nestas regiões estratégicas brasileiras.

A participação da Forças Armadas é fundamental para que as demais agências e órgãos consigam realizar suas atividades, sendo primordial o apoio logístico e a segurança as equipes de fiscalização, sem contar no controle de rios e estradas pelas tropas empregadas na operação.


GBN Defense - A informação começa aqui

com informações do Ministério da Defesa

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger