terça-feira, 15 de junho de 2021

Turquia avança no desenvolvimento de seu caça de 5ª Geração


Empresas de defesa da Turquia se uniram nos esforços para o desenvolvimento do mais ambicioso programa de defesa do país na atualidade, combinando suas capacidades para o National Combat Aircraft (MMU), o projeto da primeira aeronave de quinta geração turca, após a negativa dos EUA de entregar os caças F-35A. 

Temel Kotil, gerente geral da Turkish Aerospace Industries (TAI), principal participante do programa, disse à mídia local que o processo de produção está progredindo bem e que o protótipo, que inclui aviônicos, controles e sistemas hidráulicos, será apresentado pela primeira vez em 18 de março de 2023.

Ele disse que após o acionamento do motor, os testes de solo começarão, afirmando que tem um cronograma "muito rígido" a seguir. Kotil disse que se trata de um projeto que tanto fornece conhecimento como recebe contribuições de terceiros. Por exemplo, foi criada uma joint venture composta por empresas turcas para desenvolver o sistema de ar condicionado da nova aeronave, e esta necessidade será atendida com recursos nacionais.

“Temos Aselsan para aviônicos e hardware de computador, Havelsan para software, TAI também tem sua equipe de software”, disse ele. Os atuadores das asas e superfícies de controle do novo caça, são resultado de uma parceria firmada entre a TAI, Altınay e uma empresa ucraniana.

A TAI está trabalhando para produzir o canopy localmente, Kotil continuou e disse: “Haverá um radar muito eficaz no nariz do avião. Demos essa tarefa a Aselsan, eles estão trabalhando nisso. Existem sensores na aeronave produzidos pela Aselsan e Havelsan. "

O Centro de Pesquisa em Tecnologias Avançadas de Segurança da Informação (BILGEM) do Conselho de Pesquisa Científica e Tecnológica da Turquia (TÜBITAK) está desenvolvendo os computadores centrais. A Pavotek, outra empresa turca, está desenvolvendo o sistema de distribuição de energia. Kotil disse que está utilizando todos os recursos disponíveis na Turquia para esta aeronave. 

“Construir uma aeronave de caça significa colocar todos os elementos que contribuem para a ação”, disse ele, já que a principal função da TAI é projetar e completar a geometria.

A fabricação de aeronaves de combate também significa produção nacional. “Por isso, estamos incluindo as empresas turcas no projeto o máximo possível e celebrando contratos com elas”, disse ele. O número de engenheiros envolvidos no projeto já atingiu 1.000, disse Kotil, e que o número total de engenheiros da empresa ultrapassou 4.000.

O hangar preparado para as aeronaves de combate deve ser concluído ainda este ano, informou Kotil. Devido ao alto nível de confidencialidade do projeto MMU, o hangar esta sendo feito sob medida para a aeronave, será uma estrutura isolada e terá sua própria infraestrutura de comunicação e computadores de alto cálculo, segundo Kotil este projeto de quinta geração é crucial para a empresa e para o país.

“É por isso que estamos trabalhando meticulosamente. Nossa carga de trabalho nos 'mata', mas a sinergia que produzimos com a carga de trabalho alivia todos os outros problemas ”, disse ele.

Ressaltando que o Hürjet, aeronave avançada de treinamento e ataque leve  a jato também desenvolvido pela TAI, também voará até o final de 2022, Kotil afirmou que o sistema onde serão realizados os testes de solo dessa aeronave facilitará os testes de MMU.

A infraestrutura de teste do helicóptero Gökbey será usada primeiro para o Hürjet e depois para o MMU, disse ele, ressaltando que todos os projetos da empresa se apoiam mutuamente.

A experiência adquirida com o desenvolvimento do sistema de controle de voo do veículo aéreo não tripulado (UAV) Aksungur de última geração e a experiência adquirida com as atualizações dos caças F-16 beneficiarão a aeronave de combate de quinta geração turca, disse Kotil.

Afirmando que a produção das peças do MMU será concluída até o final de 2022, Kotil disse: “A parte mais importante do MMU são as peças de titânio que seguram os motores. Esta é a parte mais difícil de fabricar. ”

“No entanto, a empresa tem ampla experiência e conhecimento nessa manufatura”, disse ele enquanto eles estão fabricando partes dos caças F-35.

Kotil acrescentou que o MMU é composto por 20 mil peças, e afirmou que um motor pronto será usado no início e depois um motor a ser desenvolvido pela TRMotor será integrado à aeronave.

A empresa fechou parceria para desenvolver e produzir o trem de pouso que vai suportar uma carga de 60 toneladas, que é a força que surge durante os pousos.

O TF-X MMU é uma aeronave stealth de quinta geração com características semelhantes ao F-35 Lightning II da Lockheed Martin. A aeronave de fabricação turca está sendo desenvolvida para substituir os caças F-16 da Força Aérea da Turquia, antes da baixa gradual destes ao longo da década de 2030. 



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Com informações de fontes do GBN Defense na Turquia

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