sábado, 26 de junho de 2021

Mira optrônica Paseo XLR da Safran foi escolhida para Classe Tamandaré


O programa de obtenção de quatro fragatas pela Marinha do Brasil, a nova classe "Tamandaré", no qual o consórcio Águas Azuis encabeçado pela alemã TKMS saiu vencedora e será responsável por construir os quatro novos navios de escolta da Marinha do Brasil. A nova classe de fragatas, fruto de um programa que inicialmente objetivava a obtenção de quatro corvetas, deslocando 3.500 toneladas, tem como ponto de partida o projeto da Classe Meko A100.

O "Programa Tamandaré" segue o processo de definição dos sistemas e refinamento do projeto, agora sendo definido o sistema de mira-optrônica Paseo XLR, o qual incorpora módulos dos sistemas optrônicos aerotransportados Euroflir da Safran, e sensores de alta definição acoplados a um telescópio multiespectral, para identificar ameaças no horizonte. 

O Paseo XLR é capaz de detectar pequenas embarcações que poderiam passar sem ser detectadas pelos sistemas de radar convencionais, as quais possuem uma baixa assinatura radar..

Essas características tornam a mira Paseo XLR especialmente útil em condições de guerra assimétrica, onde navios de primeira linha podem operar perto da costa, oferecendo capacidade de acompanhamento e engajamento de pequenas embarcações que podem ser empregadas em ações inimigas.

Safran Paseo XLR

A adoção deste modernos sistema de mira de longo alcance proporcionará a Marinha do Brasil capacidade de lidar com ameaças convencionais e assimétricas, aumentando a zona de segurança ao redor dos navios que compõe o Grupo Tarefa (GT). Como parte do sistema de autoproteção do navio, o Paseo XLR detectará e identificará várias ameaças, mesmo em mar agitado, em altas velocidades e em ambientes visuais degradados. Ele também integrará o sistema de controle de tiro diurno/noturno do canhão principal das novas fragatas.

Os dois primeiros sistemas Paseo XLR que serão integrados ao primeiro navio da classe, deverá ser entregue no início de 2023. A Safran Electronics & Defense Brasil, uma subsidiária da Safran Electronics & Defense, fornecerá o suporte á Marinha do Brasil, incluindo peças de reposição e reparos.

Dentre os sistemas já definidos, temos o sistema de mísseis de defesa aérea Sea Ceptor da MBDA, o sistema de propulsão de dois eixos que contará com quatro motores diesel MAN 12V 28/33 DSTC, o sistema de geração de energia empregará quatro geradores a diesel Caterpillar C32. 

A nova classe de fragatas da Marinha do Brasil terá um deslocamento total de 3.455 toneladas, comprimento de 107,2 m, boca de 15,95 e calado de 5,2 m, sendo capaz de atingir a velocidade máxima de 28 nós. Dentre os sistemas de armas, a Classe Tamandaré irá contar com o novo míssil brasileiro, MANSUP, o qual esta na fase final de desenvolvimento e deverá substituir os famosos e letais misseis Exocet.

Em breve o GBN Defense irá apresentar mais informações sobre o andamento do Programa Tamandaré, com uma visão mais ampla e objetiva dos pontos chave do programa e o marcos que deverão ser atingidos até que finalmente seja incorporada a nossa Esquadra o primeiro exemplar da nova classe de navios de escolta.


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