terça-feira, 22 de junho de 2021

Míssil Antinavio Atmaca desenvolvido pela Turquia afunda navio em teste final



O
 desenvolvimento do míssil antinavio da Turquia termina com sucesso, após o disparo do míssil antinavio Atmaca pela corveta TCG Kinaliada (quarta corveta classe Ada da Marinha turca) atingir em cheio o alvo durante o teste final de homologação do novo míssil fabricado em Roketsan, ocorrido no último sábado (19) no Mar Negro.

O alvo do Atmaca foi o navio de pesquisa desativado ISIN, atingido em cheio à boreste (direita) após o míssil percorrer a distancia entre o navio lançador e o alvo no modo sea-skimming, voando com uma altitude entre 1 e 1,5 metros acima da lâmina d'água. Este teste de disparo foi o teste de qualificação que garantiu a aprovação para produção em massa do novo míssil turco.

O evento foi anunciado pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, no Twitter, que anunciou oficialmente o comissionamento do míssil em serviço para a Marinha turca.

O Ministro da Defesa da Turquia e o alto escalão do comando militar observaram o evento a bordo da corveta TCG KinaliadaO gerente geral da Roketsan, Murat Ikinci, também estava entre os observadores.

Este é um marco importante para as Forças Armadas turcas. No âmbito deste projeto, a Turquia tem a capacidade de produzir seus próprios mísseis antinavio e usá-los em todas as suas plataformas. As atividades de produção em série continuam. Os primeiros mísseis estão sendo preparados para entrega às nossas Forças Armadas. Neste ano, os mísseis Atmaca entrarão em serviço e serão instalados em nossos navios ”, disse Murat Ikinci

Outra questão importante do evento foi o papel do ULAQprimeiro USV  armado produzido pela Turquia. O ULAQ foi posicionado a aproximadamente 5-6 km do navio-alvo. Ele monitorou e registrou o momento em que o míssil impactou o alvo e a explosão de uma curta distância.



Devido às medidas de segurança, nenhuma unidade de superfície entra na área de perigo determinada no entorno do navio-alvo durante exercícios de disparo real de mísseis guiados. Nesse tipo de evento de disparo real, há uma pequena possibilidade de que o míssil guiado possa se dirigir a uma unidade aliada. Em maio de 2020, a fragata da classe Moudge, "IRIS Jamaran" da Marinha iraniana lançou um míssil C-802 "Noor" que atingiu o navio da classe Hendijan, o "IRIS Konarak" acidentalmente durante um exercício de fogo real, matando 19 pessoas.

O ULAQ não é tripulado e possui pequenas dimensões, portanto não há risco de ser atingido pelo míssil, ou se atingido, não haveria perda humana, sendo um importante ativo para fornecer registros de qualidade do disparo para análises futuras.

O Atmaca (que significa falcão) é um míssil de cruzeiro antinavio capaz de ser lançado sob quaisquer condições meteorológicas, com longo raio de alcance, capaz de realizar ataque de precisão, desenvolvido pela fabricante turca de mísseis Roketsan. O Atmaca substituirá gradualmente o estoque existente de mísseis Harpoon de origem norte americana que dotam navios da Marinha da Turquia. O programa que começou em 2009 visando atender aos requisitos da Marinha da Turquia para um míssil de cruzeiro superfície-superfície. A vencedora Roketsan, iniciou os estudos de design em setembro de 2012.

O primeiro teste de lançamento do míssil por um navio, foi conduzido pelo TCG Kinaliada em 03 de novembro de 2019. Após vários disparos de teste em diferentes cenários, incluindo disparo sem GPS e operação em um ambiente de guerra eletrônica intenso, o míssil passou em todos os testes e ficou pronto para produção em série.

O míssil possui um sistema de posicionamento global (GPS), sistema de navegação inercial, altímetro barométrico e radar-altímetro para navegar em direção ao seu alvo, enquanto seu sistema seeker radar ativo localiza o alvo com alta precisão. Um sistema de data-link fornece ao Atmaca atualização de alvos. O míssil voa em modo sea-skimming, o que dificulta sua detecção pelos sistemas de defesa inimigos.


Ficha Técnica:

  • Comprimento: 4,8 m
  • Peso: cerca de 800 kg
  • Alcance: 220 km
  • Orientação: Sistema de Navegação Inercial + Sistema de Posicionamento Global + Altímetro Barométrico + Radar-Altímetro
  • Tipo de ogiva: Alto explosivo penetrante
  • Peso da ogiva: 250 kg
  • Buscador: RF ativo 

GBN Defense - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger