sábado, 5 de junho de 2021

Iveco "Guarani" - Ministro da Defesa Argentino apresenta "Guarani" durante evento


Seguindo o protocolo para aquisição da nova Viatura de Combate Blindada sobre Rodas (VCBR - 
Vehículo de Combate Blindado a Ruedas), o Ministro da Defesa da Argentina, Agustín Rossi, antecipou durante sua visita a Villa Maria que a Argentina está avançando rumo a incorporação do VBTP Guarani, o qual figura como parte dos investimentos planejados pelo governo argentino para 2021.

Conforme noticiado em primeira mão aqui no GBN Defense, a Argentina vem negociando a aquisição do veículo brasileiro, o qual já foi definido internamente como a opção do Exército Argentino para o programa "VCBR" (Click aqui). Assim como também noticiamos em primeira mão o envio do "VBTP Guarani" pela Iveco para Argentina, onde deverá passar por um período de 30 dias, sendo submetido a um intenso programa de avaliações, afim de validar as avaliações prévias da viatura, processo que antecede o anúncio da escolha do blindado brasileiro e a assinatura do acordo e contrato de aquisição (Click aqui).

Ano passado, Rossi visitou o Brasil e esteve na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, em Minas Gerais, onde conheceu a linha de montagem do "Guarani", o qual incorpora componentes produzidos em Córdoba, como o motor da família Iveco Cursor, e sua caixa de transmissão.

O Exército Brasileiro, detentor da patente e os direitos sobre o projeto do VBTP "Guaraní", demonstra interesse no fornecimento do "Guarani" aos vizinhos argentinos, apoiando a oferta feita ao país vizinho, realizando várias aproximações entre as partes, sendo uma das últimas a realizada no final de abril no Brasil. Nesta ocasião, o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizada demonstrou o VBTP "Guarani" a uma comissão do Exército Argentino (EA). Os aspectos demonstrados incluíram a operação do Sistema de Armas Remotamente Comandadas REMAX , junto com um veículo blindado polivalente (VBMT) Lynx K2 4X4.  

O "Guarani" é uma plataforma polivalente, a qual conta com um chassis 6x6, o que representa menor custo de operação que uma viatura 8x8, com capacidade anfíbia de transpor rios e cursos d'água, ainda terá variantes de reconhecimento e viatura de morteiros 120mm. O "Guarani" é equipado com um sistema de armas controladas remotamente (SARC) Remax, incluindo uma metralhadora coaxial calibre 12,7mm (.50).

A viatura enviada pela Iveco e o Exército Brasileiro para avaliações na Argentina, pertence ao 5º Regimento de Cavalaria Mecanizada (5º RC Mec), e seu número de registro é EB51356 (S/N-366), está equipado com uma estação remota de armas SARC-REMAX (S/N-LP112). A torre REMAX é o principal sistema de armas dos Guarani. A viatura que é operacional do EB, foi completamente revisada e preparada para envio a Argentina pela Iveco, na base de apoio logístico da Iveco no 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado (8º RC Mec) em Uruguaiana (RS), sem representar qualquer ônus ao EB, a qual após findo processo de avaliações, será novamente revisada pela unidade de manutenção da Iveco.

O Ministro Rossi destacou que o processo de reequipamento do EA será feito com parte do fundo de 33 bilhões de pesos a serem alocados ao longo deste ano de 2021.

Durante sua visita a Córdoba, o ministro também destacou que será realizada uma modernização do Tanque Médio Argentino para substituir o sistema de tiro atualmente analógico para um digital dentre outras modernizações que serão implementadas no blindado.

Em seu discurso, o ministro destacou que o brasileiro "Guaraní" possui motor e caixa de transmissão produzidos pela Iveco Córdoba. Nesta sexta-feira (4), o ministro participou dos testes em Buenos Aires. As avaliações programadas para ocorrer no Campo de Mayo e no Regimento de Infantaria Mecanizada 3 "General Belgrano", segundo fontes oficiais.

A aquisição do VBTP "Guarani" pelos argentinos é um ponto estratégico para ambos envolvidos, pois os argentinos teriam uma viatura produzida em seu vizinho, contando com componentes vitais produzidos localmente, como é o caso do conjunto motor/transmissão, além de promover maior interação entre ambos exércitos, facilitando a absorção da doutrina de emprego deste tipo de viatura pela cavalaria mecanizada argentina. Para o Brasil representa um importante ganho ao Exército Brasileiro que detém a patente e direitos sobre a viatura, além de representar uma nova demanda a BID (Base Industrial de Defesa), uma vez que um contrato desta envergadura, irá manter a cadeia de fornecedores do Iveco "Guarani" ativa, além de contribuir para redução nos custos de produção e manutenção da viatura no médio e longo prazo.

O GBN Defense esta acompanhando de perto as avaliações e o andamento do processo que deverá culminar em breve no anúncio da escolha do VBTP "Guarani" como o novo blindado sobre rodas argentino. 


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger