sábado, 12 de junho de 2021

100 anos de Blindados no Brasil - Porto Alegre recebe Renault FT-17, o primeiro blindado do Brasil


Marcando a celebração dos cem anos da chegada dos blindados ao Brasil, na última quinta-feira (10), um raro exemplar do Renault FT-17, o primeiro blindado a ser incorporado pelo Exército Brasileiro em 1921, desembarcou do caminhão sob uma leve chuva para ganhar o hall de entrada do Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS). A chegada do histórico blindado representa o cumprimento de mais uma etapa de revitalização do museu, o qual passa por reformas estruturais, recebendo uma nova pintura externa e interna para que possa ser reinaugurado no dia 5 de julho, trazendo um acervo ímpar. 

O blindado francês, Renault FT-17, desembarcou no Brasil em maio de 1921. A história do Renault FT-17 e a criação da arma blindada, tem como um dos seus capítulos mais relevantes, o conhecimento trazido pelo capitão José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, que esteve na França durante o período da Primeira Guerra Mundial, após conhecer o blindado e o avanço que o mesmo representava no campo de batalhas naquela época, assim que regressou ao Brasil, ele apresentou um projeto de modernização ao Exército Brasileiro, que tinha como peça-chave o Renault FT-17.

O Exército Brasileiro recebeu um total de 12 blindados Renault FT-17, os quais desembarcaram no Rio de Janeiro em maio de 1921. Tais blindados chegaram a ser empregados na Revolução Constitucionalista de 1932. O Renault FT-17 foi um importante marco na história do Exército Brasileiro, possibilitando a criação e aprimoramento da doutrina e requerimentos da força blindada brasileira, sendo o marco inicial de uma história que completou 100 anos.

Para celebrar os cem anos da chegada dos blindados no Brasil e complementar a revitalização do museu do Comando Militar do Sul, foi realizado o restauro desta viatura no Centro de Instrução de Blindados, de Santa Maria, onde o Renault FT-17 original foi completamente reformado. O trabalho demandou dois meses de muitos esforços. Ele estava com a coloração verde, que é a usada no Brasil, mas foi pintado novamente com a cor original, que é o marrom, destoando dos demais blindados e viaturas expostas no acervo do MMCMS. 

Com uma tripulação composta por dois militares, o blindado representou um salto tecnológico durante a Primeira Guerra Mundial, apresentando maior mobilidade que seus rivais no campo de batalha, além de uma diminuta silhueta se comparado aos demais blindados daquele período da história. Uma inovação que introduziu, era a capacidade de girar sua torre em 360º, possibilitando o emprego tático do veículo e mantendo a capacidade de disparar seu armamento sem exigir que se manobrasse o blindado para se obter uma solução de tiro. 

Em breve o público que visita Porto Alegre, poderá conhecer esta e outras preciosidades do acervo histórico do Exercito Brasileiro. Mas quem estiver no Rio de Janeiro, também pode conhecer um dos exemplares do Renault FT-17 que encontra-se exposto no Museu Conde de Linhares em São Cristóvão, localizado bem enfrente da "Quinta da Boa Vista", com museu lhes reservando um rico acervo que conta não apenas com Renault FT-17, mas vários blindados e viaturas que marcaram a história do Exército Brasileiro, além de várias armas e materiais empregados pelo Brasil desde o Império, até os dias mais atuais, uma boa pedida para levar as crianças e desfrutar de lazer de qualidade em família.

GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

1 comentários:

  1. Incrivel poder ver como a história do EB surgiu e evoluiu, desde o FT-17 à até o Leopard 1a5... Quantos anos de sucesso e glórias. Viva o EB e nossas FFAA������������

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger