quinta-feira, 5 de março de 2020

Fuzileiros Navais - Heróis do Brasil

Nesta quinta-feira, dia 7 de março, não poderia deixar de homenagear nosso Corpo de Fuzileiros Navais, que completa 212 anos defendendo nosso povo, nossa Pátria. Muitos tem como heróis artistas de cinema ou novela, outros jogadores de futebol ou qualquer outro esporte, mas eu tenho orgulho em dizer que meus heróis são os homens e mulheres que compõe nossas Forças Armadas e de Segurança Pública, os quais mesmo sem o reconhecimento que lhes é devido por nossa sociedade, continuam arriscando suas vidas para que as nossas estejam seguras.

Mas embora tenha imensa admiração e respeito por todas as forças, não posso negar que o Corpo de Fuzileiros Navais é parte da minha inspiração, uma verdadeira família com a qual convivo em inúmeras ocasiões, onde pude aprender muitas lições sobre o que é ser brasileiro.

O Fuzileiro Naval tem um papel de grande importância para nós brasileiros, apesar de muitos ignorarem este fato. Como seu próprio lema diz: "ADSUMUS", expressão em latim que significa "Aqui estamos!", resume muito bem a síntese do Corpo de Fuzileiros Navais, sempre prontos para defender nossa nação. 

São nossos fuzileiros que nos garante a paz quando as forças policiais não conseguem, são nossos fuzileiros que nos socorrem em desastres naturais e ambientais, seja para impor a lei e a ordem, lidar com desastres como o óleo que atingiu as praias do nordeste ou acolher desabrigados de chuvas e enchentes, estes homens e mulheres estão sempre prontos para atuar, onde e quando se fizer necessário.

CFN realizando o sonho do pequeno Marcos

Mesmo quando vão para reserva, estão sempre presentes e fazendo um papel ímpar perante nossa sociedade através da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN), os quais me proporcionaram momentos únicos de emoção, como o que presenciei em 2018 durante a "Operação Dragão", onde fui convidado a acompanhar uma festa de natal surpresa para crianças carentes de um escola em Itapemirim, a mesma escola que foi totalmente reformada por estes mesmos fuzileiros. É emocionante ver o que um grupo de pessoas de bom coração podem fazer, esses heróis continuam cumprindo a missão mesmo depois de ir para reserva, levando esperança e alegria onde passam. Me enche de orgulho dizer que faço parte desta família.

Fazendo uso do texto da Srª. Violeta Telles Ribeiro, esposa do Alte.Esq (FN) Leônidas Telles Ribeiro, que em 1958 próximo às comemorações do aniversário de 150 anos, usou pela primeira vez a expressão "ADSUMUS", replico o mesmo texto, porém saudando os 212 anos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.


E como disse Raquel de Queiroz: "Quando se houverem acabado os soldados no mundo, quando reinar a paz absoluta, que fiquem pelo menos os fuzileiros como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram!"


Um Bravo-Zulo ao Alte.Esq (FN) Alexandre José Barreto de Mattos -Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, e ao V Alte (FN) Paulo Martino Zuccaro, Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, aos quais agradeço pelo excelente trabalho, estendendo a todos nossos fuzileiros navais, heróis de ontem, de hoje e de sempre.

Um forte e fraterno abraço deste brasileiro de coração Fuzileiro, ADSUMUS!!!

Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio, leste europeu e América Latina, especialista em assuntos de defesa e segurança, membro da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN), Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR), Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ) e Associação de Amigos do Museu Aeroespacial (AMAERO).


GBN Defense - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger