sábado, 14 de março de 2020

Município de Maricá anuncia medidas de prevenção contra Coronavírus/ Covid-19

Em reunião realizada nesta sexta-feira (13) com seu secretariado, o prefeito Fabiano Horta criou um gabinete de ação sobre o Coronavírus, que ficará responsável pelas ações de coordenação, monitoramento e prevenção da doença em Maricá.
A Prefeitura esclarece que acompanha a evolução da doença desde janeiro. Embora o município ainda não tenha registrado nenhum caso confirmado de infecção por coronavírus, com base no que acontece no país a Prefeitura decidiu suspender shows e outras atividades que gerem aglomeração de pessoas, principalmente nas áreas de Esportes, Direitos Humanos e Idosos – tudo com foco na prevenção ao Coronavírus.
A avaliação técnica da Secretaria de Saúde indica que as ações prioritárias estarão voltadas para a população com idade superior a 60 anos.
O prefeito Fabiano Horta determinou que o Gabinete de Ação se reúna todos os dias para divulgação de boletim diário sobre a evolução da doença. É importante que a população acompanhe as informações pelos canais oficiais da Prefeitura e que evite a propagação de Fake News.
Todas as medidas adotadas são de caráter preventivo e não excluem a possibilidade de outras ações serem adotadas. Medidas mais extremas, como a suspensão das aulas, serão analisadas pelo prefeito, com base em critérios técnicos e consultando o Gabinete de Ação criado nesta sexta-feira.
Educação de Maricá na prevenção ao coronavírus e contra as fake news

Em reunião com os diretores da escolas da rede municipal, na tarde desta sexta-feira (13), a secretária de Educação de Maricá, Adriana Costa, destacou como fundamental a atuação dos profissionais do setor para as ações de prevenção que ajudem a conter a propagação do coronavírus e também das fake news sobre o tema. 

Segundo Adriana, a antecipação do recesso escolar decretado pelo estado para a rede pública e particular estadual não seria inicialmente seguida pelo município nesse momento.

Porém, após reunião com Gabinete de Ação neste sábado (14), o prefeito Fabiano Horta realizou uma análise crítica com base nas orientações do Governo do Estado e secretarias de educação e saúde dos municípios, o prefeito resolveu optar pela suspensão das aulas no município, .   


Decreto estabelece medidas de prevenção e monitoramento do coronavírus

O prefeito Fabiano Horta assinou, na sexta-feira (13) decreto estabelecendo medidas para a prevenção e o combate aos efeitos do coronavírus na cidade. Além da criação do Gabinete de Prevenção, presidido pela chefia do Executivo e composto pelas secretarias de Saúde, Relações Institucionais, Educação, Comunicação Social e Procuradoria Geral, o documento suspende todos os eventos públicos municipais que gerem aglomeração de pessoas e proíbe a realização de eventos que possam atrair muitas pessoas, mesmo os já autorizados.
O decreto 497/2020 estabelece, ainda, que a Secretaria de Saúde realizará a busca ativa de todos os idosos, portadores de doenças crônicas e demais grupos de risco. A pasta ainda fará a divulgação de um boletim diário sobre a possível evolução da doença, após a avaliação do Gabinete de Prevenção.  Todos os órgãos públicos receberão material de divulgação com cuidados para a prevenção à doença, que deverão estar afixados em local visível.
A medida prevê, também, que em caso de necessidade, está autorizada a realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas ou tratamentos médicos específicos. Além disso, determina que os eventuais portadores do COVID-19 tenham atendimento prioritário nas unidades de saúde municipais.
As ações previstas contemplam outras pastas. A Secretaria de Educação adotará como rotina a higienização e lavagem das mãos com água e sabão nas escolas públicas do município, no mínimo três vezes ao dia, na chegada, antes das refeições e na saída das atividades escolares. Outras medidas poderão ser adotadas em relação à rede municipal de ensino, tendo como base os boletins diários apresentados ao Gabinete de Prevenção. O decreto 497/2020 foi publicado em edição extraordinária do Jornal Oficial do Município (JOM).







GBN Defense - A informação começa aqui
com Prefeitura Municipal de Maricá
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger