quinta-feira, 5 de março de 2020

Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil - 212 anos cumprindo sua missão.


Comemoramos no dia de hoje, o ducentésimo décimo segundo aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Esta instituição bicentenária, cuja história se pautou por atuações decisivas em diversos momentos difíceis vividos por nosso país, enfrenta hoje o constante desafio de se reinventar, promover as necessárias adaptações e o contínuo aperfeiçoamento de seu pessoal.

Diante da crescente complexidade dos cenários nacional e internacional, o Corpo de Fuzileiros Navais vem ampliando e consolidando sua disposição em servir à sociedade brasileira ancorado nos valores de honra, competência, determinação e profissionalismo. Em 2020 daremos destaque ao valor profissionalismo, que é aquele que reúne atitudes morais e éticas, pautadas na disciplina e na qualificação técnico-profissional, para que se busque o cumprimento do dever sob qualquer circunstância, zelando sempre pela adequada utilização de recursos.

Assim, nos empenhamos em sobrepujar os obstáculos, nos mantendo firmes em alcançar nossos objetivos, encorajados pelo espírito de corpo que nos une. Espírito este que buscamos preservar, seja por meio do sistema de valores transmitidos em nossas escolas de formação, seja pela criação e manutenção de programas voltados para o exercício da liderança, a qualificação profissional e a valorização de nossos recursos humanos como o elemento essencial para o bom funcionamento de nossa Instituição.

Visando o fortalecimento de crenças, de vínculos de comprometimento e do sentimento de pertencimento de nossos Fuzileiros Navais, foi normatizado no último ano o Programa de Otimização e Desempenho de Recursos Humanos (PODERH). O CFN está investindo nesse tipo de iniciativa, pois acredita que o recurso humano é o eixo central das organizações bem-sucedidas. Apenas as organizações que enxergarem esta realidade e valorizarem o seu capital humano permanecerão vivas e fortes no terceiro milênio.

Temos pouco mais de 200 anos de história, entretanto as transformações vividas nas últimas décadas assumiram um caráter irrevogavelmente acelerado, tornando os próximos anos extremamente desafiadores. Ao vislumbrar nosso futuro, não podemos ignorar a premente necessidade de cuidar do outro pilar que sustentará o sucesso das gerações vindouras: a devida atenção para com os impactos de nossa atividade no meio ambiente. Nesse sentido, foi implementado no último ano o Plano de Sustentabilidade do Setor CGCFN - o “CFN TRANSFORMA”. Assim, buscamos estimular a reflexão e a mudança de atitudes que permitirão a incorporação da responsabilidade socioambiental por nossas tripulações, à luz do Sistema de Gestão Ambiental existente na Marinha do Brasil.

Neste ano, em que comemoramos os 40 anos do ingresso da mulher na Marinha, o CFN reafirma ainda seu comprometimento com o aumento da atuação de mulheres em ações operativas. Seguimos empenhados para, ao longo dos próximos anos, desenvolver ações que permitam ampliar as suas formas de ingresso no Corpo e proporcionar que tenham em suas carreiras todas as oportunidades vigentes.

Nesta data comemorativa parabenizo a todos os Fuzileiros Navais, homens e mulheres, que vem cumprindo nossa missão bravamente! Seja nos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais, em nossas representações no exterior ou cuidando das diversas vertentes que compõem as atividades do CFN: pessoal, material, doutrina, operações especiais, atividades de defesa nuclear, biológica, química e radiológica, como também nas esferas sociais e desportivas.

Apresento ainda meus cumprimentos a todos os agraciados na cerimônia de hoje com a Medalha Mérito Anfíbio, merecedores desse reconhecimento institucional por sua intensa dedicação às atividades operativas, no País e no exterior, que permitiram e permitem a manutenção de nossa prontidão operativa e nosso caráter expedicionário.

Nicolaci a bordo do CLAnf durante exercícios em Formosa
Expressando a gratidão que todo o CFN nutre por seus antepassados, que com muita entrega pessoal, dedicação e firmeza de propósito ergueram a honrosa Instituição que hoje representamos, concito todos os Fuzileiros Navais a manterem o elevado padrão profissional que nos caracteriza e a necessária prontidão para atender ao chamado quando e onde se fizerem presentes os interesses nacionais.

Gostaria igualmente de agradecer ao Almirantado e a todos os setores da Marinha pelo permanente apoio e reconhecimento de nosso valor.

Que Deus nos permita manter a fé.

Fuzileiros Navais – Confie neles!

ADSUMUS!


Por ALEXANDRE JOSÉ BARRETO DE MATTOS - Almirante de Esquadra (FN) Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais




Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger