quinta-feira, 19 de março de 2020

Esquadrão HA-1 realiza voo de adestramento com AH-11B, o novo "Wild Linx" da Marinha


Na manhã desta quinta-feira (19), observamos através do site FlightRadar24.com, a movimentação de uma das aeronaves AH-11B pertencente ao EsqdHA-1 "Lince", o exemplar em questão, matrícula N-4001, recentemente modernizada, estava realizando um voo entre o Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia e a cidade de Campos dos Goitacazes no Norte Fluminense. 

Nosso editor acompanhou todo voo, o qual pode ser monitorado através do site que apresenta todo trafego aéreo no mundo em tempo real.


Após sobrevoar Campos, o N-4001 regressou rumando para Macaé, chegando a sobrevoar a Zona Industrial de Rio das Ostras no limite entre os municipios, realizando um circuito sobre Macaé e tomando a proa rumo distrito de Unamar sobre o Atlântico a poucas milhas da costa.


Curioso sobre o exercício que estava em andamento, nosso editor, Angelo Nicolaci, contatou a Comunicaçáo Social da BAeNSPA, e pediu informações sobre o adestramento em curso.

Em resposta a nossas perguntas, a ComSoc nos informou se tratar de um voo de adestramento, no qual foram feitos procedimentos de aproximação simulando condições meteorológicas adversas nos aeródromos de Campos, Macaé e São Pedro da Aldeia. Este estágio de adestramento tem como objetivo transicionar a qualificação dos pilotos da aeronave Super Lynx (AH-11A) para o modelo modernizado Wild Lynx (AH-11B).

No dia 22 de janeiro de 2019, os dois primeiros exemplares das aeronaves modernizadas chegaram ao Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, tendo sido recebido o terceiro helicóptero no dia 15 de janeiro de 2020, o qual encontra-se em fase de aceitação. Com a aeronave N-4001 disponível operativamente e a N-4004 compondo a missão de paz da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), o Esquadrão conta ainda com mais cinco aeronaves em diferentes fases de modernização na sede da Leonardo Marconi Westland (LMW), em Yeovil, no Reino Unido.

AH-11B Wild Linx do EsqdHA-1 "Lince" - foto: Angelo Nicolaci

Dentre os diversos sistemas modernizados, destacam-se a instalação de novos motores CTS-800-4N, gerenciados através do sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control), e de um Glass Cockpit compatível com Night Vision Google (NVG). Ganhos operacionais essenciais para melhor integrar os sistemas de armas dos navios da Esquadra.

Nós agradecemos a equipe da ComSoc, que prontamente nos prestou esclarecimento aos nossos questionamentos, sendo a ocasião oportuna para mostrar o trabalho contínuo de nossa Força Aeronaval para manter um alto nível de proficiência de nossos Esquadrões e suas equipagens.

GBN Defense - A informação começa aqui.
Fotos e reportagem: Angelo Nicolaci GBN Defense

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger