domingo, 1 de março de 2020

Em meio a escalada de tensões, turcos abatem dois Su-24 sírios


Em meio a escalada de tensões entre Damasco e Ancara, duas aeronaves de ataque Su-24 sírias foram derrubadas por caças F-16 turcos durante um ataque contra alvos no território disputado de Idlib.

Após um ataque sírio resultar em mais de trinta baixas dentre as forças de ocupação turcas na última semana, Erdogan ampliou sua contra-ofensiva, envolvendo o emprego do poder aéreo como resposta aos bombardeios da aviação de combate síria, além de ampliar as ações das tropas turcas na região.

As aeronaves sírias foram abatidas pelos caças F-16 da Turquia sobre a província de Idlib, no noroeste da Síria, foram empregados misseis BVR norte americanos AIM-120 nesta ação.


Os pilotos conseguiram ejetar em segurança e foram resgatados, segundo nota da agência SANA, os pilotos não sofreram ferimentos e passam bem.

Pelas redes sociais, o Ministério da Defesa turco confirmou que os dois aviões sírios Sukhoi Su-24 foram abatidos depois de tentarem atacar as forças de Ancara.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma ONG sediada no Reino Unido com uma ampla rede de parceiros, disse que as aeronaves foram abatidas por mísseis ar-ar lançados pelos F-16 turcos na fronteira entre Turquia e Síria.

As duas aeronaves caíram nas áreas de Maarat al Numan e nas montanhas Zawya ao sul de Idlib, disse uma fonte militar síria à Agência Efe que solicitou o anonimato. De acordo com a fonte, "os dois pilotos não foram capturados" e que esta ação veio depois de as forças sírias terem destruído um drone turco na cidade de Saraqeb, a leste de Idlib.

A fonte disse que, neste momento, as frentes de combate em Idlib estão "em chamas", pois os confrontos são cada vez mais intensos, de um lado as facções rebeldes e islâmicas, do outro as tropas sírias. 

Erdogan anunciou uma ofensiva contra o noroeste da Síria, onde apoia a oposição ao governo de Bashar Al-Assad. A situação também coincide com o fechamento do espaço aéreo sírio a qualquer elemento "hostil", o qual a Síria ameaçou abater caso viole a proibição de sobrevoo no noroeste do país.
Esse novo elemento aumenta o nível de tensão entre os dois governos que disputam o controle pela provincia de Idlib. A ação levou a uma mudança da postura russa frente a escalada do conflito, com comando da força-tarefa russa anunciando que não pode garantir a segurança dos voos das aeronaves turcas sobre a Síria.

Neste domingo (1), Oleg Zhuravlev, chefe do Centro Russo de Reconciliação das Partes Opostas na Síria, disse que o governo sírio foi forçado a declarar o fechamento do espaço aéreo sobre a província de Idlib, na Síria, após o abate das aeronaves do governo legítimo da Síria.

"Em tais condições, o comando da força-tarefa russa não pode garantir a segurança dos voos dos aviões turcos sobre a Síria", enfatizou.
Uma fonte do Ministério da Defesa da Síria disse no domingo que os sistemas de defesa aérea da Síria destruíram seis drones turcos.

GBN Defense - A informação começa aqui
Com agências


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger