terça-feira, 10 de março de 2020

EUA pedem à Turquia que garanta que os sistemas S-400 não entrem em operação


Estados Unidos solicitaram à Turquia que garantisse que os sistemas de defesa aérea S-400 comprados da Rússia não entrem em operação, disse o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, a jornalistas nesta terça-feira (10).
"Como você sabe, fizemos uma proposta aos Estados Unidos sobre a questão dos sistemas de defesa aérea Patriot: se vocês vão nos fornecer lançadores Patriot, vamos comprá-los. Mas, quanto aos S-400, eles têm insistido bastante, nos pedindo para prometer que não colocaremos os S-400 em operação", disse o presidente turco.
O presidente turco disse em 6 de março, no entanto, que a Turquia começaria a implantar seu novo sistemas de defesa aérea S-400 em abril.
A Rússia anunciou em setembro de 2017 que havia assinado um acordo de 2,5 bilhões de dólares com a Turquia, visando a entrega de sistemas S-400 para Ancara. Sob o contrato, Ancara receberá um conjunto do sistema de mísseis de defesa aérea S-400 (dois batalhões). O acordo também prevê transferência parcial da tecnologia de produção para o lado turco.
A Turquia é o primeiro estado membro da OTAN a comprar esses sistemas de mísseis de defesa aérea da Rússia. As entregas dos lançadores S-400 para a Turquia começaram em 12 de julho de 2019.
Os Estados Unidos e a Otan têm tentado impedir a Turquia de comprar o sistema S-400 da Rússia. Washington alertou em muitas ocasiões que pode impor sanções à Turquia, caso Ancara continue com o acordo sobre o S-400. Em 17 de julho de 2019, o secretário de imprensa da Casa Branca, disse em comunicado que a decisão da Turquia de adquirir o sistema de defesa aérea S-400 fabricados na Rússia tornou impossível a participação de Ancara no programa americano do caça de quinta geração F-35.
O S-400 'Triumf' é o sistema de mísseis de defesa aérea de longo alcance mais avançado, tendo entrado em serviço na Rússia em 2007. Projetado para destruir aeronaves, mísseis de cruzeiro e balísticos, incluindo armas de médio alcance, também pode ser usado contra instalações no solo. O S-400 pode atingir alvos a uma distância de 400 km e a uma altitude de até 30 km.

GBN Defense - A informação começa aqui
com Agência TASS 
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger