segunda-feira, 28 de maio de 2018

SU-57 para Turquia?

A Turquia está avaliando a compra dos caças russos Su-57 caso os Estados Unidos se recusem a vender o F-35 ao país, segundo informações divulgadas neste domingo (27).

No entanto, apesar da aproximação de Ancara e Moscou em relação a aquisição de diversos sistemas de defesa, os turcos não pretende abandonar seu direito aos caças F-35 norte-americanos, que tem previsão de ser entregues a partir de 21 de junho. A Turquia levantou a discussão sobre a possibilidade de substituir os caças norte-americanos, e diante desta possibilidade estão avaliando as condições de aquisição dos Su-57 da Rússia, os quais são encarados como uma boa alternativa, já que custam metade do valor dos caças F-35 dos EUA, e apresentam capacidades similares.

Oficialmente Ancara não comenta o assunto, mantendo discrição e acompanhando os movimentos dos EUA em relação ao acordo para fornecer os novos caças.

Um dos possíveis obstáculos a obtenção dos F-35 pela Turquia, esta na lei aprovada em 25 de maio, a qual trata sobre o orçamento do Pentágono para 2019, privando o secretário de defesa dos EUA da possibilidade de aprovar vendas de armas dos EUA para a Turquia sem um relatório especial sobre a aquisição de sistemas de mísseis S-400 pelo aliado. Tal lei pode lançar uma pá de cal nas intenções turcas de obter 100 aeronaves F-35 para modernizar sua força aérea,o que pode abrir espaço para aquisição do SU-57 e aproximar ainda mais Ancara de Moscou, esquentando o clima dentro da OTAN, uma vez que a Turquia é um dos países signatários da aliança.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, Hami Aksoy, no último dia 25 de maio, disse que a Turquia vai tomar medidas contra os Estados Unidos se Washington quebrar o acordo que envolve o F-35.

GBN News - A informação começa aqui
com agências



Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger