terça-feira, 29 de maio de 2018

Paquistão e Índia próximos de um cessar fogo na Caxemira

Rivais de longa data, Paquistão e Índia concordaram em garantir o cessar-fogo ao longo de suas fronteiras, alinhados com o acordo de cessar-fogo firmado em 2003 entre os dois vizinhos, que possuem armas nucleares.
O entendimento foi alcançado entre os dois representantes militares que fizeram um contato “especial” nesta terça-feira (29) para revisar a situação prevalecente na Linha de Controle, uma fronteira de fato que divide o vale da Caxemira entre os dois e o Limite de operações, faixa onde é admitido a operação das forças armadas.
“Os representantes revisaram a situação prevalecente ao longo da Linha de Controle e do limite de operação, e concordaram em tomar medidas sinceras para melhorar a situação existente, garantindo a paz e evitando dificuldades aos civis ao longo das fronteiras”, disse um comunicado do exército do Paquistão nesta terça-feira (29).
Os dois representantes concordaram em “implementar integralmente o entendimento do cessar-fogo de 2003, em carta e espírito, e garantir que, doravante, o cessar-fogo não seja violado por ambos os lados”.
Os dois lados também concordaram que, em caso de qualquer problema, a restrição seria exercida e o assunto seria resolvido por meio da utilização de mecanismos existentes de contatos por linha direta e reuniões entre autoridades de fronteira no nível do comando local.
As tensões entre os dois vizinhos nucleares não diminuíram depois que 19 soldados indianos foram mortos na Caxemira em setembro de 2016, por militantes que a Índia alegou ter ligações com o Paquistão.
Desde então, mais de 150 civis e tropas de ambos os lados foram mortos em confrontos na fronteira.
A Caxemira é uma região de maioria muçulmana no Himalaia, é mantida pela Índia e pelo Paquistão em partes e reivindicada por ambas na íntegra. Uma pequena fatia da Caxemira também é mantida pela China.
Os dois países travaram três guerras, nos anos de 1948, 1965 e 1971, desde que foram divididos em 1947, duas das quais foram travadas na Caxemira.
Além disso, no norte da Caxemira, as tropas indianas e paquistanesas têm lutado intermitentemente desde 1984. Um cessar-fogo entrou em vigor em 2003.
Alguns grupos da Caxemira têm lutado contra o domínio indiano, buscando a independência, ou sua unificação com o vizinho Paquistão.
Segundo várias organizações de direitos humanos, milhares de pessoas teriam morrido no conflito na região desde 1989.

GBN News - A informação começa aqui
com agências de notícias

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger