quinta-feira, 6 de abril de 2017

Conhecemos de perto o KC-390

Hoje logo pela manhã (6) nosso editor teve o imenso prazer de conhecer a maior aeronave já produzida em nossa continente, e o mais importante de tudo, ela é brasileira! Estamos falando do KC-390, nova aeronave de transporte que promete revolucionar o mercado. Segue abaixo o relato de nosso editor Angelo Nicolaci.

Cheguei as 7:45 no Hotel Mercury no Riocentro, onde me reuni aos demais colegas da imprensa especializada que receberam o convite da Embraer para conhecer o KC-390 que estava pousado na Base Aérea do Campo dos Afonsos, para ser exato na área do MUSAL, o que já me trouxe a memória boas lembranças e me deixou ansioso para conhecer o nosso "Gigante".

Embarcamos no ônibus e partimos em direção ao tão esperado encontro, afinal, desde que foi anunciado o programa KC-390, eu já estava ansioso para conhecer a nova aeronave brasileira, que é um grande passo para nossa industria aerospacial.

Chegamos na base e logo avistei a imponente aeronave que estava estacionada junto ao hangar do museu aerospacial, desembarquei e olhei a minha volta, relembrando os bons momentos que tive ali, mas agora estava ali, naquele lugar que representa muito para a história de nossa aviação e de frente para o que é um verdadeiro sonho que se torna realidade, pois me senti orgulhoso de estar ali naquele momento, presenciando a história sendo escrita, pois o KC-390 representa o que há de mais moderno não apenas em nossa indústria, mas um representante da vanguarda tecnológica neste nicho da aviação mundial.

Como todo amante da aviação eu antes de qualquer coisa fui em direção ao KC-390 e deu uma boa "paquerada", é realmente uma aeronave de grandes dimensões se comparado ao que temos hoje aqui no Brasil, me surpreendendo mais ainda o espaço interno, o qual pude vislumbrar através da rampa de carga, e após "rodear" a aeronave parti para iniciar uma sessão de fotos que eu compartilho aqui com os amigos leitores.

O KC-390 apresenta muitas inovações e soluções que tornam sua operação simples e muito "suave", principalmente em termos de conforto para seus tripulantes, onde a Embraer pensou muito no conforto e praticidade, disponibilizando na aeronave um banheiro que não deixa em nada a dever aos encontrados nas aeronaves comerciais que voamos no dia a dia, outro ponto muito interessante é a instalação de uma Galley no acesso ao cockpit, que por sinal é inteiramente digital e completo, tornando a carga de trabalho da tripulação muito baixa.

O piso do deck de carga possui uma inovador e pratico sistema de roletes e guias para operação com pallets, que facilmente são removidos, tonando o piso liso para o embarque de viaturas. Há muitos pontos para peação da carga, o espaço interno é bem amplo e alto. 

A qualidade no acabamento, o primoroso design e a robustez da aeronave são notáveis, sendo simplesmente uma aeronave única no mundo, e que promete ser um grande sucesso de exportações. Na minha opinião a Embraer acertou mais uma vez e entrega ao mercado de defesa um produto fantástico, que poderá oferecer aos seus operadores confiabilidade, robustez, capacidade de cumprir as mais variadas missões e tudo isso a um custo muito baixo, o que deixa claro que o KC-390 é a melhor opção existente hoje no mercado.

Um ponto que é importante deixar aqui é que a motorização é a mesma de diversas aeronaves de carreira civil, o que facilita sobremaneira a disponibilidade de peças de reposição em qualquer ponto do mundo.

Eu como brasileiro posso dizer que tenho um imenso orgulho de saber que esta aeronave e fruto da pesquisa e desenvolvimento de nossa indústria, mostrando o amadurecimento e a capacidade de nossa indústria de aviação e defesa.

Parabéns a toda equipe Embraer e desejamos muito sucesso a esta nova aeronave, um orgulho para nós brasileiros.



GBN seu canal de informação e notícias
Share this article :

1 comentários:

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger