sábado, 15 de abril de 2017

Coreia do Norte exibe possíveis novos mísseis enquanto porta-aviões dos EUA se aproxima

A Coreia do Norte exibiu o que pareceram ser novos mísseis de longo alcance e mísseis para lançamento a partir de submarinos neste sábado no 105º aniversário do fundador do país, Kim Il Sung, enquanto um porta-aviões nuclear dos Estados Unidos se aproximava da região.
Os mísseis tiveram papel de destaque em um gigantesco desfile militar, com o neto de Kim e atual líder do país, Kim Jong Un, dedicando tempo para saudar o comandante das Forças Estratégicas, divisão militar que controla o arsenal de mísseis.
Um ataque da Marinha norte-americana contra uma base área síria este mês, com mísseis Tomahawk, despertou questionamentos sobre os planos do presidente dos EUA, Donald Trump, para a Coreia do Norte, que realizou diversos testes balísticos e nucleares em desafio a sanções impostas pela ONU, com ameaças frequentes de destruir os Estados Unidos.
Kim Jong Un, que parecia bastante relaxado em um terno escuro e rindo junto com seus assessores, observou as festividades do "Dia do Sol", na praça Kim Il Sung, em Pyongyang.
Soldados perfilados e bandas marciais encheram a praça, em frente ao rio Taedonggang, sob o sol primaveril, e foram seguidos por tanques, sistemas lançadores de foguetes e outros armamentos.
Diferente de outros desfiles militares com a presença de Kim, desta vez não foi evidente a presença de algum oficial sênior da China. A China é o único grande aliado da Coreia do Norte, mas já se manifestou contrária a seus testes de mísseis e nucleares, dando aval para sanções da ONU.
Analistas militares disseram acreditar que alguns dos mísseis exibidos são novos tipos de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM, na sigla em inglês).

A Coreia do Norte mostrou dois tipos de ICBM acoplados a lançadores, sobre caminhões, sugerindo que Pyongyang tem trabalhado rumo a um "novo conceito" de ICBM, disse a analista sênior do Instituto Internacional de Estudos Middlebury, em Monterey, Califórnia, Melissa Hanham. 

"No entanto, a Coreia do Norte tem o hábito de exibir novos conceitos em desfiles antes mesmo de testá-los ou lançá-los", disse ela.
"Ainda é muito cedo para o design desses mísseis", completou.
Mísseis balísticos Pukkuksong para lançamento a partir de submarinos também estiveram no desfile. Foi a primeira vez que a Coreia do Norte mostrou estes armamentos em uma parada militar.
Na sexta-feira a Coreia do Norte reclamou que os Estados Unidos estão levando "grandes ativos estratégicos nucleares" para a região, à medida que a frota comandada pelo porta-aviões USS Carl Vinson, aproximava-se.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger