quinta-feira, 6 de abril de 2017

M-109 A5+ - BAE apresenta versão brasileira

Durante esta edição da LAAD, a BAE Systems apresentou o projeto de modernização que será executado nas 32 viaturas M109 A5 do Exército Brasileiro, com um exemplar da versão A5 exposto no stand.

O contrato estabelecido entre o Exército Brasileiro e a BAE Systems, prevê uma extensa modernização das viaturas, onde será realizada uma extensa repotencialização dos chassis, que deverão receber novo conjunto de motor, com substituição do conjunto motor/transmissão e reforma da estrutura das viaturas. Os canos da viatura foram inspecionado e não haverá necessidade de substituição, onde os mesmo irão passar por um processo de recuperação das especificações originais. Quanto aos sistemas de navegação e tiro, toda suíte analógica será substituída por uma moderna suíte digital, o que elevará os M109 A5+ (Plus) do Exército Brasileiro ao mesmo nível técnico que os M-109 A6 norte americanos.

Embora não se possa afirmar que a versão Plus eleve os M-109 A5 a classificação de A6, o mesmo irá incorporá diversos elementos e sistemas presentes na versão A6 em uso no US Army, o que irá aumentar sobremaneira o desempenho desta viatura, com uma significativa redução no tempo de resposta, possibilitando um rápido posicionamento, engajamento e disparo, com uma rápida evasão do local de disparo, algo que reduz sobremaneira a vulnerabilidade da viatura em combate.

Outra novidade é a instalação da trava automática do canhão para o deslocamento, tornando desnecessário o desembarque de um tripulante para o travamento do mesmo.

A BAE Systems tem sido um importante parceiro das forças armadas brasileiras, sendo responsável pelo programa de atualização das viaturas M-113 do EB e das viaturas CLAnfs do CFN da MB.


GBN seu canal de informação e notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger