segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Importações de armas sauditas triplicam em meio à campanha do Iêmen

A Arábia Saudita, que lidera uma intervenção militar no Iêmen, é o segundo maior importador de armas do mundo, de acordo com um novo relatório. As importações de armas de Ryad aumentaram 212% em comparação com período de 2007-2011, com os EUA permanecendo como o maior exportador mundial de armas.
Entre 2007-2011 e 2012-2016, as importações de armas por parte dos Estados no Oriente Médio aumentaram 86%, afirmou nesta segunda-feira (20) o Instituto Internacional de Pesquisa de Paz de Estocolmo (SIPRI).

A Índia foi o maior importador mundial de armas entre 2012-2016, respondendo por 13% do total mundial, disse o estudo.

"Nos últimos cinco anos, a maioria dos estados do Oriente Médio se voltaram principalmente para os EUA e para a Europa em busca acelerada de capacidades militares avançadas", disse Pieter Wezeman, pesquisador sênior do Programa de Despesas Militares e Armamento SIPRI.

"Apesar dos baixos preços do petróleo, os países da região continuaram a comprar mais armas em 2016, percebendo que elas são ferramentas cruciais para lidar com conflitos e tensões regionais " , acrescentou .

Com uma quota de um terço das exportações globais de armas, os EUA foram o principal exportador de armas entre 2012-2016. As suas exportações de armas aumentaram 21% em comparação com período de 2007-2011.

Quase metade das exportações de armas dos EUA foi para o Oriente Médio, disse o SIPRI, acrescentando que as importações de armas pelo Catar subiram 245%.

"Os EUA fornecem armas importantes a pelo menos 100 países em todo o mundo, significativamente mais do que qualquer outro fornecedor", disse o diretor do Programa de Despesas Militares e Armas SIPRI , Dr. Aude Fleurant.

"Ambos os aviões de ataque avançado com mísseis de cruzeiro e outras munições guiadas com precisão e a última geração de sistemas de defesa aérea e de mísseis representam uma parte significativa das exportações de armas dos EUA".

As despesas de defesa da Arábia Saudita cresceram 5,7%, para 87,2 bilhões de dólares em 2015, tornando-se o terceiro maior comprador do mundo na época, de acordo com um relatório do SIPRI de abril.

Durante os dois mandatos presidenciais de Barack Obama, os Estados Unidos ofereceram à Arábia Saudita 115 bilhões de dólares em armas em 42 acordos separados , informou o Centro de Política Internacional , um centro de pesquisa anti-guerra nos Estados Unidos. Estima-se que as ofertas de armas dos EUA à Arábia Saudita foram maior do que qualquer governo dos EUA na história do relacionamento entre os EUA e a Arábia Saudita.

Em dezembro, a Casa Branca bloqueou a transferência de algumas armas para a Arábia Saudita, por causa das preocupações sobre o número de mortes civis na campanha de bombardeio do reino ao Iêmen. 

"Nós deixamos claro que a cooperação de segurança dos EUA não é um cheque em branco", disse um alto funcionário do governo à AFP . "Conseqüentemente, decidimos não avançar com alguns casos de vendas militares estrangeiras (FMS) para munições".

"Isso reflete nossas contínuas e fortes preocupações com as falhas nas práticas de aliança da coalizão e no processo geral da campanha aérea no Iêmen", acrescentou .

Gareth Porter, um jornalista investigativo, disse à RT em fevereiro que "o governo Obama tem sido essencialmente vinculado aos interesses sauditas no Iêmen, como eles foram na Síria em grande parte do passado pelo grau em que o governo dos EUA, o Pentágono, a CIA e a NSA  têm relações muito estreitas com os seus homólogos da Arábia Saudita.

"Esses poderes nos Estados Unidos estão muito pouco dispostos a ter qualquer política nos EUA que os critiquem, e muito menos levem, o apoio à guerra saudita para que esses acordos possam continuar. Tenho muito medo de que a administração Trump esteja sujeita à mesma lógica, às mesmas forças políticas que impediram o governo Obama de assumir qualquer responsabilidade pelo que está acontecendo no Iêmen " , disse ele.

O número de mortos no conflito do Iêmen ultrapassou 10 mil pessoas e quase 40 mil pessoas ficaram feridas, disse um alto funcionário da ONU em janeiro.

O governo britânico recusou-se a parar de vender armas à Arábia Saudita em novembro, rejeitando os pedidos de duas comissões parlamentares e de grupos de direitos humanos. De acordo com a Campanha contra o Comércio de Armas (CAAT), a Grã-Bretanha licenciou £ 3,3 bilhões de libras (4,1 bilhões de dólares) para vendas de armas para Ryad durante os primeiros 12 meses da guerra do Iêmen.

A Human Rights Watch (HRW) informou em outubro que desde o início da campanha aérea liderada pelos sauditas no Iêmen, que começou em 26 de março de 2015, a coalizão saudita "com apoio militar direto dos EUA e assistência do Reino Unido " Conduziu pelo menos 58 "ataques aéreos ilegais", com outras organizações de direitos humanos e a ONU tendo " dezenas documentadas".

Desde o início do conflito, tem havido vários relatórios de bombardeios sauditas visando escolas, hospitais, mercados e outros edifícios civis.

Os ataques aéreos levados a cabo pela coalizão liderada por sauditas de nove estados árabes no Iêmen são responsáveis pela maioria dos civis mortos no conflito em curso, enquanto pede-se a ONU uma investigação internacional sobre as violações da coalizão lá.

GBN seu canal de informações e notícias
com agências
Share this article :

1 comentários:

  1. Isso começa parecer como essas armas vão também para a mãos do EI. 5 dos presos do 11/09 no EUA 3 nasceram na Arabia Saudita.(Bin Laden nasceu na Arabia Saudita) Começamos a perceber e indentificar os fabricantes das guerras.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger