segunda-feira, 9 de maio de 2022

Washington finalmente confirma seu plano de equipar a Ucrânia com foguetes guiados a laser APKWS II para combater a Rússia



O Pentágono finalmente confirmou que as armas inteligentes que havia anunciado para ser enviada para Ucrânia no início de abril é na verdade o Advanced Precision Kill Weapon System II (APKWS II).

No entanto, ainda não se sabe qual plataforma será utilizada pelas forças armadas ucranianas, para lançar o APKWS II.

Há especulações de que os foguetes guiados a laser anunciados como parte do pacote de assistência dos EUA poderiam ser o APKWS II, pois é o único foguete de 70 mm guiado a laser oficialmente no inventário dos EUA.

No entanto, o Departamento de Defesa dos EUA não confirmou até 6 de maio que estava fornecendo os foguetes APKWS II para a Ucrânia, no valor total de 22,6 milhões.

O APKWS II guiado a laser é uma atualização dos estoques dos EUA de foguetes não guiados Hydra 70 de 70 mm / 2,75 polegadas que foram transformados em munições guiadas com precisão (PGMs) pela BAE Systems usando um kit de orientação a laser.

Esses foguetes de 25 libras e 70 mm foram desenvolvidos na década de 1940 e usados ​​extensivamente pelos militares dos EUA no Vietnã. Os foguetes seriam transportados em cápsulas de sete ou dezenove unidades por aeronaves de ataque e helicópteros e disparados em rajadas para cobrir uma área, saturando a posição inimiga.

A BAE Systems equipou o APKWS com seu sistema de orientação e controle de buscador de laser semiativo de abertura distribuída (DASALS) para converter o foguete não guiado Hydra 70 em munições de precisão, permitindo que eles engajem alvos leves em áreas restritas com danos colaterais mínimos.

O sistema de foguete semi-ativo guiado a laser consiste em 3 componentes principais, que incluem ogivas M151 / MK152 e M282, fusível M423 / MK435 e um motor de foguete MK66 padrão.

O sistema do foguete possui conjuntos de asas e aletas dobráveis ​​com um buscador a laser de baixo custo localizado na ponta dessas aletas dobráveis ​​funcionando em uníssono como um buscador único, o que permite que as ogivas existentes do sistema Hydra 70 sejam utilizadas sem a necessidade de um buscador de laser no nariz do míssil.

O sistema de armas também é equipado com uma unidade de medição inercial MEMS e uma técnica avançada de processamento de sinal digital para melhorar a comunicação.


O sistema funciona com designadores de laser padrão, que envolvem o operador destacando o alvo para o foguete se aproximar dele. Sabe-se que tem um alcance de mais de 4,83 km de um helicóptero ou 11,27 km de uma aeronave de asa fixa, que foi aumentado em 30% após uma atualização de software pela BAE Systems em 2021.

O sistema de foguetes pode ser implantado contra ameaças terrestres, aéreas e marítimas e também pode ser usado para operações de apoio aéreo aproximado.

Os foguetes APKWS II foram o principal armamento para a aeronave de ataque leve OV-10 usada nas missões secretas dos EUA no Iraque contra o ISIS em 2015. Esses foguetes ofereciam uma capacidade de ataque de precisão semelhante a um atirador de elite para eliminar os combatentes do ISIS escondidos em uma cobertura densa e pelas portas e janelas.

Dito isto, permanece a questão de qual plataforma de lançamento será usada para disparar esses foguetes guiados.


O APKWS II poderia ser disparado por drones TB2 Bayraktar fabricados pela Turquia, que já são operados pelas forças armadas ucranianas, em meio a especulações de uma escassez de mísseis MAM guiados a laser também fornecidos pela Turquia.

Os drones Bayraktar nunca dispararam um APKWS II, mas podem disparar o míssil CİRİT fabricado pela empresa turca Roketsan, que também é um foguete guiado a laser de 70 mm compatível com designadores a laser padrão da OTAN e pode ser lançado a partir de trilhos e pods montados em aeronaves existentes .

Além disso, o APKSW é leve em comparação com os atuais mísseis MAM transportados pelos TB2 ucranianos, permitindo que o drone carregue 6 ou mais APKWS em vez de 4 MAM.

Há também outra opção de montar os pods de foguetes de 70 mm em helicópteros Mi-17 Hip, que os EUA estão enviando para a Ucrânia para reforçar sua frota existente a partir do equipamento militar originalmente adquirido para o Afeganistão.

Os helicópteros podem ser equipados com um designador de laser para guiar os foguetes até seu alvo, ou pode haver outro designador de laser no solo ou em outra aeronave.


GBN Defense - A informação começa aqui

Com agências de notícias


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger