sexta-feira, 13 de maio de 2022

Marinha realiza grande exercício de Operações Ribeirinhas em MG


Entre os dias 12 e 18 de maio, a Marinha do Brasil realizará um grande exercício de adestramento em Operações Ribeirinhas, o teatro de operações (TO) será a região de Furnas (MG). 

O treinamento, o maior já realizado pela Marinha em Minas Gerais, reunirá mais de 700 militares e diversos meios terrestres e aéreos, com propósito principal de manter a condição de pronto emprego e a capacidade expedicionária dos Fuzileiros Navais, para operar em todas as regiões do País, ao mesmo tempo em que permite reforçar a presença da Marinha no estado. E mais uma vez o GBN Defense estará acompanhando toda operação, para isso, nosso editor Angelo Nicolaci, partiu junto com parte das tropas envolvidas, saindo do Batalhão Paissandu na Ilha do Governador (RJ) e enfrentou 16 horas pelas estradas brasileiras rumo ao teatro de operações.

Está prevista uma demonstração operativa (DemOp), para próxima segunda-feira (16), a qual irá simular uma operação completa, na qual serão apresentadas algumas das principais capacidades envolvidas no treinamento.

A operação conta com a participação de mais de 700 fuzileiros navais, Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), aviões de caça AF-1 Skyhawk, helicópteros UH-15 Super Cougar e UH-12 Esquilo, além de dezenas de embarcações, viaturas leves e pesadas, dentre vários outros equipamentos militares da Marinha do Brasil. As unidades participantes pertencem à Força de Fuzileiros da Esquadra e à Força Aeronaval, sediadas no Rio de Janeiro, e à Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas), sediada em São José da Barra (MG).

Dentre as diversas atividades previstas para o exercício, destacam-se: desembarque ribeirinho, operações com CLAnf em ambiente fluvial, orientação fluvial diurna e noturna, técnicas de travessia, “hellocasting”, “tethered duck” diurno e noturno, mergulho, salto livre operacional, rapel, dentre outras. Os helicópteros operarão a partir de uma Base Aérea Expedicionária, que será ativada em Furnas.

Força de Fuzileiros da Esquadra

A Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) é a tropa anfíbia da Marinha do Brasil, atuando em operações de guerra naval, ações com emprego limitado da força e atividades benignas. Trata-se de uma força estratégica de pronto emprego, de caráter anfíbio e expedicionário. Dentre algumas das suas ações mais recentes, destacam-se a participação nas operações de paz no Haiti e no Líbano; as operações de garantia da lei e da ordem no Rio de Janeiro; e a assistência humanitária e apoio à defesa civil durante as chuvas em Petrópolis. 

Em abril deste ano a Força de Reação Rápida dos Fuzileiros Navais foi certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como nível 3 de prontidão para as Operações de Paz, o mais elevado nível operacional para aquela organização. A Força foi assim a primeira do País a atingir tal certificação, sendo atualmente a única no mundo.


GBN Defense - A informação começa aqui

Com CCSM

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger