sábado, 21 de maio de 2022

12ª Brigada de Infantaria Leve participa do exercício "ARATU VII" em Formosa


No período de 14 a 27 de maio, militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), sediados em Caçapava-SP, estarão realizando atividades operacionais de adestramento no Campo de Instrução de Formosa (CIF).

O adestramento conta com apoio do 1° Batalhão de Aviação do Exército (1ºBAvEx) que irá dispor de nove aeronaves, além de militares do Centro de Adestramento SUL e LESTE, do 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1° Btl DQBRN) do Rio de Janeiro-RJ, do 3° Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Brasília-DF, do 3º Centro de Telemática de Área de SP, da Companhia de Comando e Controle de Brasília, da 6ª Companhia de Comunicações (6ª Cia Com) de Cristalina-GO, do Batalhão Escola de Comunicações  (BEsCom) e do 25º Batalhão Logístico Escola (25º BLog Es), ambos do Rio de Janeiro-RJ, além do apoio logístico e administrativo das Organizações Militares subordinadas ao Comando de Artilharia do Exército.

No dia 15 de maio a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) deu início às atividades do Exercício ARATU VII com diversas atividades de instrução e nivelamento de conhecimentos envolvendo a tropa da Força-Tarefa do 5° Batalhão de Infantaria Leve (5° BIL), os militares da área de saúde,  do 1° Btl DQBRN e do 1° BAvEx.

Nesse dia, diversas instruções de nivelamentos, orientações, briefings e treinamentos foram realizados com a finalidade de encerrar o ciclo de instruções antes das operações propriamente ditas.


A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) iniciou o Exercício Aratu VII com a primeira atividade operacional, a infiltração de um destacamento de reconhecimento da Força-Tarefa do 5° BIL com o apoio de uma aeronave HM-4 JAGUAR do 1° BAvEx.

O destacamento de reconhecimento embarcou no aeroporto de Formosa (GO) e infiltrou em território figurado como país VERDE. A partir do ponto de desembarque iniciaram os trabalhos de reconhecimento de uma zona de desembarque próximo a uma cabeça de ponte aeromóvel, onde será feito o desembarque da subunidade CORE (Combined Operation and Rotation Exercises). 

Militares da Força Oponente (FOROP) do Centro de Adestramento Sul e Leste realizaram o briefing das atividades futuras no interior do caminhão de comando e controle da 12ª Companhia de Comunicações Leve. Ocorreu também o treinamento de evacuação aeromóvel dos militares da área de saúde com o apoio do 1°BAvEx e também a instrução de nivelamento do 1° Batalhão DQBRN para a tropa do 5° BIL.


Outra importante atividade simulada realizada pela 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, contou com aeronaves do 1° BAvEx, onde realizaram ressuprimento aeromóvel para alocar mantimentos como água, ração operacional, munição e roupas de proteção para a tropa de superfície.

Militares integrantes da Equipe TASA (Transporte Aéreo, Suprimento e Serviço Especial de Aviação) prepararam o material a ser transportado e realizaram a ancoragem na aeronave Jaguar que fez o transporte de 320 Kg na carga externa. Duas aeronaves Pantera transportaram dois fardos com 200 kg de material e outras duas aeronaves FENNEC realizaram a segurança em voo das demais aeronaves. Todo o material foi transportado para pontos balizados no terreno pela Companhia CORE e permitiu a tropa de superfície prosseguir nas operações após o ressuprimento aeromóvel.


A principal finalidade do Exercício ARATU VII, é a preparação das tropas da Brigada Aeromóvel para um exercício combinado com os militares do Exército dos Estados Unidos, denominado CORE (Combined Operation and Rotation Exercises), que será realizado no segundo semestre deste ano em solo americano.

Para este exercício a Brigada Aeromóvel se deslocou da região do Vale do Paraíba para Formosa-GO com efetivo de 564 militares, 60 viaturas e 9 aeronaves para realizar todo o adestramento.


GBN Defense - A informação começa aqui

com informações da 12ª Brigada de Infantaria Leve

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger