domingo, 8 de maio de 2022

Marinha Francesa Recebe 7ª Aeronave De Patrulha Marítima ATL2 Atualizada


A Agência Francesa de Compras de Defesa DGA recebeu a sétima aeronave de patrulha marítima (MPA) Atlantique 2 (ATL2) atualizada para o padrão 6 em 25 de abril de 2022 e a entregou à Marinha Francesa (Marine Nationale) no ar naval de Lann-Bihoué base.

Um total de 18 ATL2s devem ser atualizados e entregues à Marinha Francesa até 2024. A atualização se concentra no sistema de combate ATL2. Isso envolve a integração de novas tecnologias em termos de sistemas de missão tática, subsistemas de sensores e consoles de exibição em aeronaves existentes, lidando com a obsolescência e restaurando o desempenho da aeronave nos níveis mais altos.

"Os equipamentos instalados estão entre os mais eficazes ou eficientes da indústria aeronáutica, como o novo radar Searchmaster, que se beneficia da tecnologia de antena ativa desenvolvida pela Thales para o Rafale. Os ATL2s melhorarão assim sua capacidade de lidar com ameaças modernas em todas as condições climáticas, seja no contexto de missões estratégicas de dissuasão ou no contexto de combates contra submarinos silenciosos e furtivos, embarcações rápidas e até veículos terrestres", segundo a DGA.

Sobre ATL2 Padrão 6 MPA

O programa que abrange 18 aeronaves, foi iniciado pela DGA em 2013, com a Marinha Francesa originalmente contando com 22 ATL2 “legados”. A Dassault Aviation  entregará um total de sete aeronaves ATL2 atualizados entre 2019 e 2023. Paralelamente, o centro de manutenção aeronáutica SIAé atualizará 11 aeronaves.

As duas primeiras aeronaves atualizadas pela Dassault Aviation foram entregues à Marinha Francesa em outubro de 2019 . Um terceiro ATL2 foi entregue em abril de 2020 . Como parte dos testes de qualificação, um míssil antinavio ar-superficie AM39 Exocet foi lançado por um MPA atualizado em junho de 2020. No futuro, mais dois Atlantique 2 “Standard 6” devem ser entregues para uma frota total de cinco aeronaves operacionais quando o FOC for alcançado.


O trabalho de atualização do “Padrão 6” inclui:


- Um novo radar: O Thales Search Master com antena ativa,

- Um novo subsistema acústico da Thales: reúne e processa sinais da última geração de sonobóias para detecção de submarinos,

- Um novo console de navegação projetado pela Dassault Aviation,

- Novos consoles para o subsistema de display tático, desenvolvido pela SIAé.


A atualização padrão 6 melhora a capacidade dos ATL2s para apoiar a Força Oceânica Estratégica (frota francesa SSBN), para lidar com ameaças modernas (futuros submarinos nucleares ou convencionais, forças navais no mar, etc.) 2030. O ATL2 foi definido para ser substituído pelo programa MAWS franco-alemão . No entanto, após a decisão da Alemanha de adquirir o P-8A como uma solução “interina”, há rumores de que a França poderia desenvolver sua própria plataforma MPA baseada no novo Falcon 10X da Dassault Aviation.


GBN Defense com informações do Naval News


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger