terça-feira, 31 de maio de 2022

"Operação Fortaleza" - Conheça o exercício conjunto entre Brasil e França no nordeste


Teve início no último sábado (28) o exercício conjunto entre a Marinha do Brasil e a Marine Nationale da França e o Armée de Terre (exército) francês, visando a capacidade de interoperabilidade entre as forças de ambos países durante a passagem do navio de desembarque anfíbio francês "Mistral".


O exercício denominado “Operação Fortaleza”, se estenderá até o dia 1 de junho, tendo como cenário a região metropolitana de Fortaleza, com objetivos de estreitar os laços entre o Brasil e a França, visa incrementar a capacitação dos militares envolvidos e ampliar a segurança marítima no Atlântico Sul.


“O exercício nos permite elevar o nível de integração, uma vez que a preparação para uma Operação Anfíbia combinada - envolvendo meios brasileiros e franceses na projeção de poder, de caráter naval, do mar para a terra - exige um intenso intercâmbio de técnicas, táticas e procedimentos. É importante ressaltar que apesar do período de treinamento ser inferior a uma semana, o planejamento da operação está em desenvolvimento desde abril”, segundo o Capitão de Mar e Guerra (FN) Luís Felippe Valentini da Silva, Comandante da Tropa de Desembarque.


Outro ponto relevante desta manobra, é exercitar a capacidade expedicionária da Força de Fuzileiros Navais, acontecendo na sequência de outro grande exercício realizado em São José da Barra - MG, que demandou o deslocamento de meios e pessoal por mais de 600km de suas bases, agora a marcha foi bem maior, percorrendo mais de 2.500km entre o Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE). Tal aptidão é de suma importância tendo em vista não apenas as dimensões continentais de nosso país, mas também os compromissos brasileiros na ONU, onde alcançamos a certificação Nível 3.

“A Operação Anfíbia, por natureza, é uma operação de grande complexidade, por envolver meios navais, Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) e efetivos de fuzileiros navais”, lembra Valentini.


A chegada das viaturas CLAnf á Fortaleza chamou a atenção da população local, e ganhou destaque nas redes sociais, sendo muito positiva a presença da Marinha do Brasil através da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) em diversos pontos de nosso território, servindo também para manter a tropa pronta para operar onde e quando seja necessário.

Dentre as atividades previstas no exercício, constam diversas oficinas e treinamentos, os quais terão como objetivo a capacitação em sobrevivência, oficina de explosivos, obstáculos, patrulha urbana e tiro. 


O ápice do exercício ocorrerá no dia primeiro de junho, quando será realizada uma operação anfíbia na praia Mansa, a qual irá contar com emprego de navios e fuzileiros navais brasileiros e franceses, marcando o encerramento da "Operação Fortaleza".

Infelizmente o GBN Defense não pode embarcar nesta missão devido a questões logísticas de última hora, mas recebemos um rico material fotográfico e informações enviadas pela FFE e a Agência Marinha de Notícias. E você confere algumas imagens incríveis de nosso grande amigo 1SG (MO) P Johson.




O exercício conta com a participação de mais de 450 militares de ambas nações e os seguintes meios: Porta-Helicópteros Anfíbio (PHA) "Mistral" e Fragata "Courbet", da Marine National francesa, Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” e viaturas anfíbias  CLAnf da Marinha do Brasil.


GBN Defense - A informação começa aqui

Com informações e imagens da Agência Marinha de Notícias

Share this article :

1 comentários:

  1. Uma Operação Conjunta é um ótimo meio de facilitar a transferência de tecnologia e espírito de cooperação entre as tropas...

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger