terça-feira, 5 de novembro de 2013

Quatro países mantêm antenas para sistema próprio de comunicação no Brasil, segundo Anatel

 
Um documento elaborado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a pedido da CPI da Espionagem (Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o tema no Senado) mostra que quatro países mantém no Brasil sistema próprio de comunicação.
 
Todos eles solicitaram e conseguiram na agência reguladora licenças para instalação de antenas em território nacional.
 
Nesta lista estão: Chile, com duas antenas; França, com cinco antenas; Romênia, com 20 e os Estados Unidos, que mantém 841 antenas no Brasil --inclusive em outros endereços que não de suas embaixadas.
 
O levantamento com o número de países que conseguiram licença para instalar antenas no Brasil foi divulgado nesta terça-feira (5) pela senadora e presidente da CPI da Espionagem, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
 
A senadora, porém, não deu explicações sobre o uso que esses países fazem dos equipamentos.
 
Especialistas ouvidos pela Folha explicam que as antenas servem para fazer funcionar equipamentos como walkie talkies, ou seja, rádios para comunicação sem uso de operadoras tradicionais de telefonia.
 
O sistema de cada país, portanto, usa uma frequência específica, que também é definida pela Anatel.
 
A opinião de técnicos e especialistas é de que essas antenas só poderiam se tornar equipamentos de espionagem caso fossem acompanhados de outros aparelhos específicos para escuta, mas esse uso não foi identificado pelo governo brasileiro.
 
ESTADOS UNIDOS
 
Segundo informado pela Folha, a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) monitorou um conjunto de salas alugadas pela embaixada dos Estados Unidos em Brasília por suspeitar que eram usadas como estações de espionagem.
 
A operação "Escritório" foi descrita em relatório elaborado pelo Departamento de Operações de Inteligência da Abin. O documento dizia que os agentes brasileiros concluíram que os americanos tinham ali equipamentos de comunicação, rádios e computadores.
 
Nesta terça-feira (5), a Folha mostrou também que essas salas abrigam dez antenas para comunicação privada e segura do governo americano.
 
Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger