domingo, 10 de novembro de 2013

Mini submarinos iranianos são uma ameaça no Golfo Pérsico

Os mini-submarinos iranianos são uma ameaça iminente à segurança marítima no Golfo Pérsico , e os líderes regionais estão procurando opções imediatas " ao seu alcance " para combater a ameaça .
Isso significa a aquisição de armamento anti-submarino no curto prazo e novos submarinos , a longo prazo , disse o contra-almirante Ibrahim al Musharrakh , comandante do Emirados Árabes Unidos (EAU).
"As operações anti-submarino estão causando um verdadeiro desafio para as nossas unidades nas águas do Golfo Pérsico , devido aos pequenos submarinos que estão sendo usados ​​em águas rasas , o que cria um desafio para os sistemas de sonares para detectá-los ", disse Musharrakh  em 6 de novembro . "Além disso, o tráfego mercante cria confusão e ruído que diminui a capacidade dos dispositivos submersíveis para localizar os mini submarinos que funcionam sem ser notados . "
A Marinha iraniana e o Comando da Guarda Revolucionária lançaram três classes de submarinos desde 2007, dois dos quais são submarinos de pequenas dimensões. Os programas , no entanto, têm sido muito reservados e a informação a respeito é limitada, na sua maioria divulgadas pelo comando naval iraniano.
De acordo com a NTI, três submarinos diesel-elétricos da Classe Kilo foram encomendados entre 1992-1996. Sendo conhecidos como classe Tareq no Iran.
O Irã teria pago $600 milhões por cada submarino e todos estão baseados em Bandar Abbas, no Estreito de Hormuz. Dois dos submarinos da classe Kilo estão operacionais a qualquer momento e são ocasionalmente operados na boca oriental do estreito, no Golfo de Omã e do Mar da Arábia .
No entanto, a verdadeira ameaça é representada pelos submarinos menores lançados em 2007. De acordo com o NTI , o Irã começou naquele ano a operar pequenos submarinos da classe Ghadir e classe Nahang para uso em águas costeiras rasas .
Segundi os relatórios do NTI, o número de submarinos classe Ghadir varia de 10 a 19.
A classe Ghadir é também referida como uma sub- lasse da classe Yono , sugerindo que os submarinos podem ser baseados na tecnologia norte-coreana, embora o nível de envolvimento da Coréia do Norte é desconhecida.
Os submarinos anões são operados tanto pela marinha iraniana, como pela Guarda Revolucionária Iraniana ( IRGCN ) . As suas capacidades operacionais incluem disparar torpedos ( tanto o Ghadir como a  classe Nahang possuem dois , tubos de torpedos de 533 milímetros ), colocação de minas para operações anti transporte, bem como a inserção de forças especiais em território inimigo. O Irã também está fazendo experiências com submersíveis.
Devido à sua resistência e carga útil limitada,  segundo o relatório do NTI lançado em julho, os submarinos iranianos são usadas principalmente para reconhecimento e operações especiais e são restritos a operar em águas costeiras .
Musharrakh afirmou que , apesar de as informações coletadas, continua a haver uma falta de inteligência .
" A inclinação natural do Golfo Pérsico e a navegação de embarcações grandes em determinadas rotas se tornaria muito difícil com os submarinos convencionais e mini operando nele ", disse ele . "No entanto , eles ainda representam um perigo claro para as unidades que operam no golfo e o tráfego mercante. "
"Precisamos de informações precisas sobre as capacidades destes pequenos submarinos, suas operações , áreas que são implantados e como eles são operados , bem como os seus pontos fracos ", acrescentou .
O Coronel Yousif al Mannaei , vice-comandante do Bahrain Naval Operations Center, repetiu o apelo de Musharrakh para mais coleta de informações.
" Como todos nós sabemos que o mar é muito importante para o nosso bem-estar e da economia mundial, a supremacia aérea e supremacia em terra foi alcançada ", disse ele . "No entanto , não temos a superioridade nas águas do Golfo Pérsico.
"É uma ameaça real , e o Conselho de Cooperação do Golfo realmente entende isso e estão buscando maneiras de combater essa ameaça neste momento , a troca e a partilha de informações , bem como a formação de um banco de dados, é vital ", disse ele .
Musharrakh disse que há muitas opções disponíveis no longo prazo, incluindo a aquisição de uma frota de submarinos .
"Há muitas opções diferentes para combater a ameaça de submarinos na região, a construção e a capacidade de adquirir submarinos é algo que ainda está em processo e vai levar um longo tempo. " Ele ressaltou que a ameaça é iminente e poderia atacar a qualquer momento .
"O que precisamos é algo ao alcance que possamos usar para combater a ameaça agora, no longo prazo você provavelmente vai ver as forças navais na região efetuando a aquisição de submarinos ", acrescentou .
A Marinha dos Emirados Árabes Unidos tem programas para aquisição de navios de superfície não-tripulados , entre outros desenvolvimentos em curso , mas Musharrakh disse que até agora nenhuma empresa de defesa apresentou uma solução clara e viável para a ameaça.
" Os USVs ainda não provaram ser uma solução viável ​​e eficaz para combater os mini submarinos ", disse ele . "O que nós precisamos é de navios com uma tripulação e capacidade de acompanhar e monitorar esses navios, e capazes de operar sonares de última geração que possam identificá-los ", disse ele.
 
Fonte: GBN com agências de notícias
Share this article :

2 comentários:

  1. se o Brasil possuir 10 submarinos diesel elétricos e ate um ou dois atomicos no futuro, ainda não será o suficiente para um litoral tão grande..seria excelente importar a tecnologia para fabricarmos submarinos deste modelo...seria mais eficaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo um submarino desse só serve para raios muito curtos de operação.

      Excluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger