sexta-feira, 12 de abril de 2013

Parlamento suiço suspende compra do Gripen



Comissão de Defesa do Parlamento suíço votou a favor pela suspensão da compra de 22 caças Gripen, solicitando ao governo informações adicionais sobre a proposta suéca.

"Estamos colocando a negociação do Gripen em espera até que algumas questões importantes sejam respondidas e o acordo definitivo esteja disponível," disse Beat Flach, parlamentar do partido Liberal Verde e membro da comissão. Uma porta-voz do Ministério da Defesa confirmou o resultado da votação, recusando-se a fazer mais comentários.

A Suíça planeja gastar cerca de 3,1 bilhões de francos suíços (US$ 3,3 bilhões) no contrato com a SAAB para substituir os seus obsoletos caças F-5. Esta votação foi a segunda derrota parlamentar para a aquisição, após a votação que ocorreu no mês passado, onde não conseguiu-se aprovar o financiamento.

A compra é polêmica porque exige cortes de gastos em outras áreas, como um orçamento equilibrado está consagrado na Constituição da Suíça. O acordo do Gripen também pode enfrentar um referendo nacional.

A EADS ofereceu ao parlamento da Suíça uma proposta para fornecer como alternativa ao caças Gripen o seu caça Eurofighter por um valor estimado em 1,5 bilhões de francos,segundo fontes não reveladas. A francesa Dassault também realizou manobra semelhante em janeiro, ressaltando que ambas competiram pelo contrato e perderam a licitação para a SAAB.
GeoPolítica Brasil com Agências de notícias
Share this article :

2 comentários:

  1. Gripen não merece nem ser comentado e nem colocar matéria dele em algum Blog.
    Perca de tem do editor, em dar espaço ao Gripen.


    Abs,
    MPO

    ResponderExcluir
  2. Honestamente este deveria ser o aviao que a FAB deveria adquir no momento...este sem duvidas esta mais dentro da realidade brasileira...nao adianta querer abracar o mundo se nao tem condicoes de manter os avioes no ar depois ou nao ter condicoes de manutencao dos mesmos. Primeiro deveriamos subistituir as sucatas que ja estao obsoletas e depois pensar e produzir algo pra se vender...Estamos a decadas em atraso em relacao aos principais produtores de avioes de caca e ja estamos queremdo fazer frente com eles...nao temos condicoes nem de comprar 36 avioeszinhos e queremos nos tormar produtores da noite pro dia...Tenha a santa paciencia!!! Um pouquinho mais de humildade nao faz mal a ninguem.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger