terça-feira, 2 de abril de 2013

França enfrenta crise e emergentes disputam a operação de sua indústria

 
É um fato que demonstra bem a crise que atinge toda a Europa, uma empresa panamenha e uma líbia foram as únicas a oferecer garantas para retomar a operação de uma refinaria de petróleo falida da França. Um sinal de que o velho continente passa por um momento de grandes mudanças econômicas e principalmente no campo indústrial, que enfrenta processos de falência e fechamento de muitas plantas indústriais por todos países do bloco do Euro.

Não se trata apenas da participação ativa dos emergentes na disputa por mercados, ou mesmo efeitos da globalização, mas sim a diluição do poder econômico num mundo que vem enfrentando grandes mudanças no período marcado com o fim da hegemonia da potência norte-americana do pôs-guerra fria, onde o mundo tem experimentado um novo sistema multipolar, deixando para trás a velha bipolaridade e o curto periodo transitório, onde observamos uma breve hegemonia dos EUA, tanto no campo político como economico, mas que não pode se sustentar diante de grandes erros de cunho político-econômico, arrastando o mundo "desenvolvido" para uma poça de incertezas com as especulações e o efeito dominó que incidiu sobre o velho continente. esse novo mundo ainda não tem relações econômicas recíprocas muito bem definidas, e acredita-se que jamais terá. Restando a certeza de um mundo pós-guerra fria um pouco caótico e de muitas incertezas e oportunidades para novos players.

As mudanças seguem em ritmo acelerado, onde quem diria os orgulhosos franceses iriam ter em sua terra pátria  novos patrões vindos de países emergentes.
 
Segue abaixo a reportagem publicada hoje pelo jornal francês "Le Monde":
 
Dois lances considerados admissíveis para a retomada de Petit-Couronne
 
Além da panamenha NetOil   e a líbia Murzuq petróleo, candidatos "surpresa"para retomadas da refinaria ameaçada de fechamento, apenas outras duas empresas apresentaram interesse.

De acordo com informações do sindicato no início da tarde, as ofertas da Líbia Murzuq e da Panamá NetOil para a operação da refinaria de Petit-Couronne (Seine-Maritime) foram consideradas admissíveis nesta  terca-feira (2) pelo tribunal.


Jean-Luc Brouté, secretário-geral da refinaria CGT, disse que os administradores providenciarão uma audiência antes de 16 de Abril no Tribunal de Comércio de Rouen.

Os cerca de 470 funcionários da refinaria Petroplus de Petit-Couronne, perto de Rouen, ameaçada de fechar, dependendo do veredicto do tribunal e do comissário da corte que tinha que decidir até meio-dia desta terça se um ou mais dos candidatos serão capazes de promover a  recuperação.

Além da NetOil panamenha e Murzuq Petróleo da Líbia, que já haviam manifestado-se como candidatos "surpresa", a Oceanmed Seasky System Limited, com sede em Hong Kong e GTSA uma empresa de Luxemburgo, se registraram na sexta-feira para disputar a refinaria que entrou em processo de liquidação em 16 de outubro.

A permanência concedida pelo tribunal para refinaria em janeiro, autorizou a suspensão de suas atividades após o dia 16 de abril, a última data legalmente possível para manter as operações na refinária, o que dá uma curta margem de tempo para que uma nova administração assuma a refinária e a recupere. A refinaria recebeu do tribunal a convocação para uma audiência para nomear um sucessor antes de 16 de abril.

"Carta de intenções, sem conteúdo real"

De acordo com informações, representantes da Oceanmed Seasky System Limited e da companhia petrolífera líbia de petróleo Murzuq estavam preparados financeiramente para as negociações, mas ainda faltavam algumas permissões administrativas. "Exigimos que ao governo para que os tramites sejam acelerados pelos ministérios," para que toda documentação esteja pronta para ser apresentada ao tribunal.

O sindicato também observou que, de acordo as informações, o registro foi finalizado e a NetOil realmente havia se limitado a uma simples "carta de intenções, sem conteúdo real." A reunião do Conselho será realizada na tarde desta terça-feira na refinaria, onde uma reunião da equipe geral será anunciada na quarta-feira (3).
 
Os juízes consulares esperam que os candidatos apresentem garantias não só sobre sua capacidade de fornecer petróleo, mas também modernizar a planta. Sua atualização é estimada entre 400 e 500 milhões de euros. Nenhuma das grandes petrolíferas como ExxonMobil, Total, BP e Shell, estavam interessadas na refinaria de meia idade com a sua capacidade de processamento em torne de 150 mil barris por dia. Eles acreditam que investir na compra de uma refinaria na Europa tem pouco significado, como margens reduzidas e a alta concorrência com os produtos importados.
 
Fonte: GeoPolítica Brasil com agência de notícias
Tradução e adaptação do texto do "Le Monde" - Angelo D. Nicolaci - GBN GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger