quarta-feira, 24 de abril de 2013

EUA anunciam venda de US$10 Bilhões para Israel


O secretário de Defesa dos EUA, anunciou neste domingo durante sua visita a Israel a venda de equipamento militar em valor estimado de US$ 10 bilhões.
 
O pacote inclui um vasto arsenal, tendo por objetivo garantir a superioridade do país, no que foi entendido como uma mensagem clara ao Irã.
 
O pacote inclui um número não revelado de aeronaves V-22 Osprey, até então de uso exclusivo das forças armadas americanas. Com capacidades VTOL/STOL, é uma aeronave que oferece uma grande leque de operações, conferindo á Israel grande vantagem estratégica no deslocamento de tropas.
 
"Os EUA e Israel estão lidando com os desafios dessa nossa dura vizinhança, em primeiro lugar e principalmente o Irã", afirmou Moshe Yaalon, ministro da Defesa de Israel, durante o evento.
 
Questionado sobre um possível ataque israelense ao Irã, Hagel afirmou crer que esse cálculo deve ser feito por Israel, "toda nação soberana tem o direito de defender-se".
 
A administração americana demonstrou no entanto, em outras ocasiões, receio de que uma ofensiva israelense acenda uma guerra regional, tragando outros países ao confronto.
 
De maioria xiita, o Irã tem como aliados o regime de Bashar Assad, na Síria, e o grupo radical Hizbollah, no Líbano.
 
Analistas têm apontado que, com a proximidade das eleições presidenciais iranianas, em junho, Israel está desacelerando a retórica contra Teerã, dando tempo aos esforços de negociação, por enquanto, sem resultado.
 
O Irã insiste em seu direito de enriquecer urânio, afirmando fazê-lo para uso doméstico de energia. A comunidade internacional, no entanto, teme que o objetivo do país persa seja o bélico. Acredita-se que, hoje, Israel seja o único país no Oriente Médio a possuir um arsenal nuclear.
 
Fonte: GBN-GeoPolítica Brasil com agências de notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger