quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Operação Poseidon 2021 reúne aeronaves das três Forças Armadas no Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico

O Ministério da Defesa (MD) está coordenando a Operação Poseidon 2021, que ocorre de 28/8 a 04/09, no estado do Rio de Janeiro. Pela primeira vez na história das Forças Armadas, helicópteros da Marinha (MB), do Exército (EB) e da Força Aérea (FAB), realizarão exercícios no Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico em movimento.

Além da capacitação no pouso com o navio em movimento, as Forças realizarão exercício de infiltração de Mergulhadores de Combate, Evacuação Aeromédica (EVAM) de feridos e tiro real sobre alvo à deriva. Serão empregados na missão cerca de 830 militares.

O exercício conjunto é mais uma atividade proposta pelo Ministério da Defesa, e tem por finalidade o aumento contínuo da interoperabilidade, estimulando o desenvolvimento de doutrinas que priorizem e promovam, entre outros fatores, o aspecto da unidade entre as Forças.

Exercícios da Operação Poseidon 2021

Durante a comissão Poseidon 2021, coordenada pelo Ministério da Defesa, foram realizados diversos exercícios a bordo do navio capitânia da Esquadra Brasileira, entre eles técnicas de infiltração por aeronaves, como o “Fast Rope”. Nesse tipo de exercício, ocorre a descida de uma equipe de operações especiais com rapidez e surpresa, a partir de um helicóptero, utilizando um cabo especial para a descida. Trata-se da aproximação do helicóptero em baixa altitude e de seu posicionamento sobre o local de desembarque com o máximo de ocultação possível, de maneira a garantir a surpresa e um menor tempo de exposição.

Já no exercício de qualificação e requalificação em pouso a bordo, as atividades são voltadas para a familiarização das tripulações, das aeronaves e do navio, na operação de pouso e decolagem, com o navio em movimento. Isso contribui para a garantia da segurança das operações aéreas embarcadas.

No exercício de Hangaragem, uma aeronave estaciona em um local protegido das ações do tempo, como chuva, fortes ventos e outra intempéries. Além disso, no Hangar é possível executar as manutenções necessárias com segurança. Essa manobra é utilizada para reduzir o espaço ocupado pelo helicóptero e faz-se necessário a dobragem das hélices.

Além disso, em outro tipo de exercício, conhecido como homem ao mar, todos os militares do navio no mar, ou mesmo durante a sua estadia nos portos, devem estar prontos para recolher um ou mais tripulantes que tenham caído n’água. A probabilidade de salvamento de um homem ou mulher que tenha caído no mar depende muito da rapidez do recolhimento.

Outro exercício importantíssimo é a evacuação aeromédica que consiste no transporte por via aérea de militares ou civis, feridos ou enfermos. É realizada em tempo de paz ou em situação de conflito, a partir da frente de combate ou de um local com recursos médicos limitados ou inexistentes, para outro provido dos meios necessários à assistência adequada.

Por fim, no exercício de tiro em alvo na superfície à deriva o objetivo é treinar as tripulações dos meios navais e aeronavais na execução do tiro real e aferir a precisão de seus armamentos. Abre-se fogo sobre um alvo figurativo inimigo flutuando na superfície do mar.

Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico

O NAM Atlântico é capaz de realizar deslocamento estratégico de uma Força de Helicópteros para atuar em diversos cenários, quais sejam: missão de paz; operar com uma Força de Helicópteros embarcada em apoio às ações de caráter humanitário, entre outras ações. Tem capacidade para transportar até 16 aeronaves de asa rotativa e possui um vasto histórico operativo em ações de guerra e humanitárias.

Tem capacidade, também, para operar simultaneamente até sete aeronaves em seu convés de voo e transportar até doze aeronaves em seu hangar, podendo utilizar todos os tipos de helicópteros pertencentes aos esquadrões da Marinha do Brasil.

Principais características do navio

- Comprimento total: 203,43 m;

- Deslocamento carregado: 21.578 Ton;

- Velocidade Máxima Mantida (VMM) prevista em projeto: 18,0 nós;

- Raio de ação: 8.000 milhas náuticas;

- Convés de voo: 170 m;

- Calado da Navegação: 6,5 m; e

- Largura do Convés de Voo: 32,6 m.


Com informações do CCOMSOD

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1 comentários:

  1. Gostaria de aber se é possível fazer a operação dos helicópteros AH 2 Sabre a bordo do NAM Atlântico nos mesmos moldes que os britânicos operavam o H64 Apache neste mesmo navio?

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