sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Força Aérea Russa. Últimos momentos antes de uma grande regressão (Parte 2)

 A mídia russa fez uma referência ao nosso artigo delineando a forma quantitativa da aviação militar russa. A quantidade foi avaliada no contexto da capacidade de fabricação da indústria de aviação russa. O artigo foi criticado pelo general Vladimir Popov, entrevistado pela PolitRussia. O presente artigo discute as observações feitas pelo General Popov. 

Su-24M. Um design de sucesso. No entanto, os exemplares mais jovens em serviço têm quase 3 décadas e a VVS ainda opera quase 300 jatos do modelo

[N.T. Conforme dissemos ao final da Parte 1, os russos não gostaram nem um pouco do artigo original, e aqui está a tradução da tréplica do Defense 24]

O link para o artigo russo, com as declarações do General Popov, pode ser encontrado abaixo: 

https://politros.com/218623-razvedka-plokho-rabotaet-voennyi-letchik-popov-vysmeyal-slova-polyakov-ob-aviacii-rossii

O artigo, intitulado "A inteligência funciona mal": o piloto militar Popov ridicularizou as palavras dos poloneses sobre a aviação russa”, faz uma afirmação sugerindo que o artigo polonês mostra uma compreensão insuficiente por parte do autor, quando se trata dos processos que acontecem na indústria aeroespacial russa, juntamente com pensamentos positivos e complexos nacionais. Outra teoria menciona a vontade da imprensa polonesa de conquistar os corações do “Ocidente”.

O general Popov afirmou que, no que diz respeito ao salto geracional no caso do equipamento militar, os russos deixaram esse problema para trás há dez anos, enquanto o equipamento das Forças Armadas russas é moderno, em um grau superior a 70%. Deixando as metodologias de lado, precisamos destacar que nosso artigo não se referia a todo o inventário das Forças Armadas russas. O artigo discutia a aviação de combate e apoio russa de asas fixas, sem mencionar os meios de asas rotativas.

O referido componente da Força Aérea Russa está em um estado descrito em nosso artigo. Muitas das quase 1.600 aeronaves têm mais de 30 anos, a extensão do ciclo de vida não pode ir até o infinito, enquanto a capacidade de fabricação de aeronaves de combate russas não seria suficiente para preencher a lacuna. Isso foi discutido em detalhes em nosso artigo anterior.

Isso significa que uma redução na quantidade de aeronaves russas seria inevitável. Paradoxalmente, a última década é a melhor prova do declínio que se aproxima. A Rússia de fato introduziu várias plataformas em grandes quantidades.

Desde o início de 2011 foram pelo menos 403 aeronaves: 98 Su-35s, 130 Su-30s, 20 Su-27SMs, 16 MiG-29SMTs + jatos navais, 6 MiG-35s, 130 Su-34s, 2 T-160s e 1 Su-57s (mais 104 treinadores Yak-130).

Esses números são impressionantes, mas não quando comparados aos números atuais referentes à fabricação do F-35 - com mais de 130 sendo retirados da linha de produção por ano, em oposição à capacidade de fabricação russa de 40 aeronaves de combate por ano. Este volume não permitiria manter em serviço 1.600 aeronaves de combate. Isso ainda é mais pronunciado ao se considerar o fato de que algumas dessas aeronaves não são novas, mas sim atualizadas e reintroduzidas em serviço.

A única maneira de salvar a forma quantitativa da Força Aérea Russa é impulsionar a fabricação de aeronaves durante a década atual, em comparação com a anterior. Nada sugere que isso possa acontecer. O pico de entregas aconteceu em 2014, e a partir de então ocorreu uma queda significativa, principalmente a partir do ano de 2015.

A tecnologia soviética era de alta classe (mas pior do que as contrapartes americanas de sua época). No entanto, a URSS caiu em 1991. Com base na herança e no legado da URSS, a indústria russa conseguiu criar mais plataformas satisfatórias, baseadas no Su-27, incluindo aeronaves como Su-30, Su-34 ou Su-35. O potencial de modernização desta família de plataformas foi praticamente esgotado, e a última variante do Su-35 é a versão final da família Flanker. Seu desempenho é questionável. Relatórios recentes sugerem que a Força Aérea egípcia conduziu combates de teste entre o Su-35 e o Rafale, com o design francês sendo superior. Isso foi relatado pela primeira vez pelos meios de comunicação russos.

No início de 2020, em palestra do coronel chinês Li Chunghua Hu na Universidade Politécnica do Noroeste, discutia-se os resultados dos combates entre os Su-27 chineses e os Gripens JAS-39 C / D tailandeses. Descobriu-se que os Gripens eram superiores em dogfights contra as aeronaves pesadas de superioridade aérea.

Além disso, o desenvolvimento de novos projetos acarreta grandes custos e riscos.

Isso se aplica ao F-35, mencionado na crítica russa, mas a situação do Su-57 é ainda pior. Só podemos imaginar quantas dessas aeronaves seriam fabricadas até o final desta década. O número mencionado é 78, com prazo definido em 2028.

Mas muitos indícios sugerem que nenhum resultado positivo pode ser esperado aqui.

A Índia se retirou do programa FGFA, derivado do Su-57, e a Força Aérea Indiana está bastante inclinada a lançar o programa AMCA por conta própria ou a se envolver em cooperação com o Ocidente. Durante o evento IDEX-2021, nenhuma das nações árabes manifestou interesse na variante de exportação do Su-57, o Su-57E. Enquanto isso, a única nação autorizada a adquirir o F-35 - os Emirados Árabes Unidos - declarou uma aquisição imediata.

O argumento que sugere que aeronaves soviéticas legadas permanecem em serviço em todo o mundo é irrelevante neste contexto.

O MiG-21 ainda está em serviço, mas isso ocorre porque não há dinheiro disponível para substituí-lo. Seu valor de combate é discutível. Os pilotos se referem a ele como "caixão voador". Mantê-los em condições de voar não significa que a aeronave em questão teria qualquer valor em um conflito futuro.

No caso do Su-17/22, a situação é semelhante. Eles chegam ao fim de suas vidas. Os Fitter poloneses estão sendo mantidos em serviço apenas para manter as operações na base aérea e para manter o pessoal ativo até a chegada da substituição - na forma do F-35A.

O general Popov afirma que Lightning II não é um projeto de sucesso. Ele afirmou que isso é comprovado pelo fato de os americanos estarem dispostos a substituí-la por uma plataforma de 6ª geração.

No entanto, deve-se observar que o programa NGAD (Next Generation Air Dominance) visa criar uma plataforma de superioridade aérea que substituiria o F-15 e o F-22 - a nova aeronave deve ser capaz de operar em um ambiente A2AD (Anti Acesso / Negação de Área) e fornecer superioridade total sobre os chineses J-20, e J-31, e o Su-57, uma vez que as aeronaves mencionadas estejam operacionais. O F-35 é um "burro de carga multifuncional", e é assim que o jato é percebido no Pentágono, durante qualquer jogo de guerra.

Além disso, o F-35 está sendo continuamente adquirido - não apenas nos Estados Unidos, pois qualquer nação que pode pagar pelo jato está de olho na aquisição do F-35. Estas aquisições mostram que o investimento em novas plataformas 4/4 + começa a ser visto como irracional. Os jatos de quarta geração desempenharão um papel cada vez menos importante em conflitos futuros. 

Não só as nações que adquiriram o F-35, como Japão ou Polônia, chegaram a tal conclusão, a China também parece entender isso, investindo na plataforma J-20 e perseguindo o programa J-31 multifuncional.

Se o que foi dito acima for verdade, e a aeronave de 5ª geração acabar sendo o 'couraçado' do futuro (couraçado, ou Dreadnought, foi uma classe de navios de guerra de nova geração que, em 1906, estabeleceu um novo paradigma entre as marinhas), a Rússia pode se encontrar em apuros. Atualmente, as Forças Aeroespaciais Russas operam um único tipo de capacidades semelhantes. Se tudo correr de acordo com o plano, Moscou terá de 100 a 120 aeronaves até o final da década.



Tradução e adaptação: Renato Henrique Marçal de Oliveira*

*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

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