quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Arábia Saudita está considerando comprar sistemas israelenses de defesa contra mísseis

A Arábia Saudita está começando a considerar seriamente a compra de um sistema de defesa antimísseis de fabricação israelense, como o Iron Dome. (Foto IDF)

A Arábia Saudita entrou em contato com Jerusalém sobre a possibilidade de adquirir sistemas de defesa antimísseis de fabricação israelense, em um momento em que os sistemas americanos nos quais o Reino confiou por tanto tempo foram removidos, descobriu a Breaking Defense.

Fontes aqui confirmaram um relatório da AP do fim de semana de que as baterias americanas THAAD e Patriot foram discretamente removidas da Base Aérea Prince Sultan, localizada fora de Riyadh. Esses ativos foram transferidos para o Reino após o ataque de 2019 nas instalações de produção de petróleo da Arábia Saudita; embora reivindicado pelas forças Houthi no Iêmen, as autoridades americanas avaliaram que na verdade era o Irã que estava por trás do ataque.

Embora a retirada dos meios de defesa aérea da região fosse esperada há vários meses, não estava claro exatamente quando os meios dos Estados Unidos seguiriam para outro lugar. Agora, dizem fontes israelenses, a Arábia Saudita está considerando seriamente suas alternativas. Entre eles: China, Rússia e, em uma mudança que poderia parecer impossível alguns anos atrás, Israel.

Especificamente, os sauditas estão considerando o Iron Dome, produzido pela Rafael, que é melhor contra foguetes de curto alcance, ou o Barak ER, produzido pela IAI, que é projetado para interceptar mísseis de cruzeiro. Fontes da defesa israelense disseram ao Breaking Defense que tal acordo seria realista, desde que ambas as nações recebessem a aprovação de Washington; uma fonte acrescentou que "o interesse dos sauditas nos sistemas israelenses atingiu uma fase muito prática".

Essas mesmas fontes dizem que os sauditas têm mantido negociações de baixo nível com Israel há vários anos sobre esses sistemas, mas que as negociações começaram a adquirir mais energia assim que ficou claro que os Estados Unidos retirariam seus recursos de defesa aérea do Reino.

O general (res) Giora Elland, ex-diretor do Conselho de Segurança Nacional de Israel e ex-chefe do Departamento de Planejamento das Forças de Defesa de Israel, disse à Breaking Defense que espera "que Washington não se oponha à venda desses sistemas israelenses a países amigos do Golfo".

Embora a Arábia Saudita não tenha feito parte dos Acordos de Abraão, que normalizaram as relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos e Bahrein, fontes do governo dizem que mesmo sem relações formais os dois trocaram informações de segurança por alguns anos.

Se os sauditas comprassem os sistemas israelenses, isso poderia abrir a opção de forma mais completa para as nações cobertas pelos acordos de Abraão. Em uma entrevista de novembro para o Defense News, Moshe Patel, chefe da Organização de Defesa de Mísseis de Israel, disse sobre essa possibilidade: “Já que temos os mesmos inimigos, talvez tenhamos alguns interesses mútuos. Acho que há potencial para ampliar nossa parceria de defesa no futuro com países como Emirados Árabes Unidos e Bahrein. Acho que isso pode acontecer, claro, no futuro. Haverá mais parcerias militares. Mas, novamente, nada que pudesse acontecer amanhã. É algo que precisa ser processado passo a passo.”

Em resposta a um pedido de informações, um porta-voz do Departamento de Estado disse apenas que “a Arábia Saudita e Israel são importantes parceiros de segurança dos EUA. Nos comunicamos com os respectivos países para comentários sobre seus planos de compras de defesa.”

Ameaças aumentadas

retirada americana do Afeganistão já tem parceiros regionais em estado de alerta, e o movimento de novas forças da região provavelmente fará pouco para acalmar os nervos.

“A retirada dos sistemas de defesa aérea Patriot da Arábia Saudita é algo que não pode ser explicado. Não é apenas mais uma deserção de um país amigo, mas uma cusparada na cara”, disse uma fonte sênior da defesa israelense ao Breaking Defense.

Em um comentário à AP, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, reconheceu “a redistribuição de certos meios de defesa aérea”, mas enfatizou o compromisso “amplo e profundo” com o Oriente Médio.

Sublinhando a questão: as forças Houthi aumentaram seus ataques contra alvos sauditas nas últimas semanas, tanto no Iêmen quanto dentro das fronteiras do Reino, com a mistura de UAVs e mísseis que seriam potencialmente cobertos pela dupla Iron Dome / Barak.

Em 29 de agosto, os Houthis atacaram a base aérea de Al-Anad ao norte de Aden, onde as forças da coalizão lideradas pelos sauditas estão estacionadas. O ataque matou mais de 30 pessoas e feriu mais de 60. Isso foi seguido por um ataque com um 'drone' (VANT) e um míssil contra vários alvos sauditas, incluindo a cidade oriental de Dammam, não muito longe do Bahrein. O alvo era uma instalação do Acampamento Residencial Aramco.

Então, em 11 de setembro, um ataque foi lançado ao recém-reformado e inaugurado porto de Al-Makha, localizado na costa do Mar Vermelho, com cinco drones e um míssil balístico. O ataque danificou a infraestrutura estratégica do porto, bem como armazéns de agências de ajuda internacional. Nenhuma organização assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Os Emirados Árabes Unidos estão usando o porto para transportar armas para o Iêmen e, nos dias anteriores ao ataque, os veículos foram transferidos para as forças que lutavam contra os houthis na área de Hadramaute, em Cartum. É possível que o ataque ao porto tenha como objetivo sinalizar aos Emirados Árabes Unidos que seu envolvimento continuado nos combates no Iêmen, apesar da redução de forças, tem um preço.

Em março de 2021, os Houthis introduziram uma grande variedade de armas, incluindo drones, mísseis e foguetes de vários tipos, morteiros, rifles de precisão, minas navais e carga oca e uma carga moldada para a montagem de dispositivos explosivos não tripulados, de acordo com o tenente-coronel. (res) Michael Segal, um especialista militar regional. Essas capacidades, escreve Segal , significam que o Irã transformou o Iêmen em uma força militar eficaz e dissuasora contra a Arábia Saudita.



Observação: o Presidente Joe Biden sinalizou que deseja voltar aos acordos com o Irã, o JCPOA, inclusive retirando os Houthis da lista de organizações consideradas como terroristas. O efeito direto disso é aumentar ainda mais a aproximação dos países árabes do Golfo Pérsico e Israel.

Tradução e adaptação: Renato Henrique Marçal de Oliveira*


*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger