sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Argentina vai de JF-17?

Ao que parece, a Argentina escolheu o JF-17 para ser seu novo caça, algo que o GBN já suspeitava. Resta saber como contornar os embargos britânicos ao negócio; o mais provável é que, assim como foi feito com os JL-8 da Bolívia, seja oferecida uma versão personalizada, sem componentes ingleses, como o assento ejetor.

No dia de ontem, foi publicado que o Congresso argentino recebeu uma solicitação de recursos da ordem de 664 milhões de dólares, dos quais 20 milhões são para infraestruturas, o que provavelmente seria o bastante para adquirir 12 unidades do JF-17, cujo preço unitário médio deve ser da ordem de 50 milhões de dólares.

Como já comentamos no GBN, a situação da Aviação de Caça da Argentina é bastante preocupante, com a FAA (Força Aérea Argentina) dispondo apenas de um punhado de A-4 Skyhawk, e o COAN (Comando Aéreo Naval) dispondo apenas de um punhado de Super Étendard.

Embora a solicitação ao Congresso não signifique, necessariamente, que o negócio foi fechado, é um forte indicador de que a escolha foi feita, e em em vista dos antigos atritos com o Chile voltando à tona, pode-se dizer que o momento é muito propício para a aquisição.

*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

Share this article :

2 comentários:

  1. Respostas
    1. A princípio não, por vários motivos, elencados no seguinte artigo: http://www.gbnnews.com.br/2021/01/comparativo-cacas-levesgripen-e-jf-17.html

      Excluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger