segunda-feira, 31 de maio de 2021

EUA aprovarão se a Indonésia optar pelo pacote completo dos mais recentes F-16


A Lockheed Martin confirmou que o governo dos Estados Unidos não impedirá que a Indonésia adquira a versão mais recente dos caças F-16 e seu sistema de armamento avançado.

A Força Aérea da Indonésia opera aeronaves F-16 há décadas e outra aquisição destas aeronaves multifuncionais seria muito mais econômico para o programa de defesa do país no longo prazo, de acordo com Mike Kelley.

A Lockheed Martin está oferecendo os caças F-16 Block-72 para Indonésia, a versão mais recente com tecnologia de ponta, a configuração mais avançada do F-16 atualmente no mercado. 

“Se a Indonésia escolhesse uma aeronave diferente do F-16, seria muito mais caro construir esse novo ecossistema para suportar outra plataforma, desde a infraestrutura no solo até o treinamento de pilotos e equipes de manutenção”, disse Kelley em recente entrevista à vários meios de comunicação indonésios, incluindo The Jakarta Globe

“Com o F-16, essa infraestrutura e conhecimento já está lá. Isso economiza custos significativos, bem como o tempo que leva para acelerar. ”

Ele disse que o governo dos EUA continua sendo o tomador de decisões nas exportações de armas, e neste caso a Indonésia recebeu luz verde.

“A Indonésia foi aprovada pelo governo dos EUA para receber todas as capacidades e armas avançadas solicitadas pela Força Aérea Indonésia (IDAF) para o F-16 Block 72, incluindo o avançado radar AESA”, disse ele, acrescentando que a Lockheed Martin não faz parte dessa tomada de decisão.

O radar Active Electronically Scanned Array (AESA) é um conjunto de infusão de tecnologia aviônica, incluindo computadores de missão e processadores de exibição, um display de grande formato 6x8 de alta resolução, um sistema interno de guerra eletrônica, uma rede de dados de alto volume e alta velocidade e incorpora um Data-link sofisticado, de acordo com a Lockheed Martin.

“O processo de Vendas Militares Estrangeiras, ou o que você pode ouvir referido como “FMS”, é o programa do governo dos EUA para tomar essas decisões, bem como a contratação e transferência real dos produtos e programas de defesa”, explicou Kelley. 

“Basicamente, isso significa que o parceiro internacional tem um contrato com o governo dos Estados Unidos para suas compras de defesa, e o governo dos Estados Unidos, por sua vez, trata desse contrato com a Lockheed Martin. Isso garante um processo altamente transparente que define claramente todos os aspectos do programa e da parceria ”, acrescentou. 

Lars Hubert, um piloto veterano de F-16, disse que uma grande vantagem que vem com o F-16 Block 72 é a familiaridade dos pilotos indonésios.

“O que isso significa para os pilotos indonésios? A transição deles será mais rápida e certamente mais eficiente ”, disse Hubert.

Tendo pilotado o F-16 durante a maior parte de sua carreira de 25 anos na USAF, Hubert disse que existem essencialmente mais de 200 atualizações que ele viu nesta aeronave nos últimos anos.

“O radar AESA oferece uma capacidade incrível, vendo alvos em distâncias mais longas. E posso obter uma qualidade de faixa de cada uma dessas detecções, o que é mais preciso ”, disse Hubert, cujo indicativo é Yeti quando no ar. 

A Indonésia possui cerca de 30 aeronaves F-16, todos fabricados na década de 1980. 

Em outubro de 2019, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, o marechal Yuyu Sutisna, disse que o governo cogitou a aquisição de “dois esquadrões” de F-16 do Block-72, mas o plano não se concretizou quase dois anos após suas declarações. Cabe salientar que a Indonésia opera um mix de aeronaves de variadas origens, inclusive caças Sukhoi da Rússia.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Jakarta Globe

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger