segunda-feira, 31 de maio de 2021

Dia 29 de maio, Dia dos "Peacekeepers", parabéns aos "Boinas Azuis"!


No último dia 29 de maio, foi comemorado pelas Nações Unidas o Dia Internacional dos Peacekeepers, os Mantenedores da Paz, e nós brasileiros com orgulho reconhecemos o empenho e os esforços dos nossos militares das três Forças que com heroísmo e abnegação, arriscam suas vidas na defesa da paz nos mais longínquos lugares do mundo, escrevendo com louvor importantes páginas da história de nossa atuação em missões de paz. 

Milhares de homens e mulheres que ao longo de décadas cumprem a nobre missão de devolver a segurança e a paz em nações e regiões marcadas por conflitos, assegurando a milhões de pessoas os direitos que lhes são essenciais.

Também conhecidos como “boinas azuis”, os “Peacekeepers”, que na língua portuguesa significa mantenedores da paz, orgulham suas nações ao abdicar, por longos períodos, de suas famílias e de sua Pátria para cumprir, com dignidade, a missão que lhes é dada.

Posição consolidada

A primeira participação do Brasil em missões de paz ocorreu em 1947 na Grécia, quando observadores militares integraram a Comissão Especial das Nações Unidas para os Bálcãs (UNSCOB). Atualmente, há cerca de 80 militares brasileiros participando de missões de paz, nos seguintes países: Chipre, Líbano, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Saara Ocidental, Sudão do Sul e Abyei.

Nos últimos 73 anos, as Forças Armadas brasileiras estiveram presentes em 72 missões de manutenção da paz, empregando cerca de 55 mil militares. Por 13 anos, o Brasil comandou, com sucesso, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

Desde fevereiro de 2011 a janeiro deste ano, a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL) foi comandada por um Contra-Almirante brasileiro. A missão contou com a participação contínua de navios, aeronaves e militares de outras nações, tendo apoiado as inspeções em cerca de 14 mil navios. A FTM-UNIFIL tem como propósito principal contribuir para evitar a entrada de armas ilegais, por mar, em território libanês.

Durante a UNIFIL, um esquadrão da força aeronaval brasileira em especial merece as devidas congratulações, com 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque, o EsqdHA-1 "Lince", tendo embarcado em praticamente todas as comissões enviadas ao Líbano, tendo ficado de fora de apenas uma comissão durante o processo de recebimento das novas aeronaves AH-11B Wild Lynx.



CCOPAB

O Brasil também possui um importante centro de preparação de civis e militares que atuarão em missões de paz nos mais diversos cenários de conflito. O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), localizado no Rio de Janeiro, criado inicialmente em 23 de fevereiro de 2005, como Centro de Instrução de Operações de Paz (CI Op Paz), iniciou suas atividades com a incumbência de conduzir o preparo da então Brigada Haiti, 3º Contingente, integrada pelo GUEs - 9ª Bda Inf Mtz, instalando-se provisoriamente no aquartelamento do 57º BI Mtz (Es) / REI, a unidade base do Batalhão Haiti.

Dessa forma, após a criação do CI Op Paz, os contingentes, a partir do terceiro, inclusive, passaram a preparar-se e a serem empregados sob a luz do Cap. 7 da carta das Nações Unidas, coerente com o mandato da MINUSTAH, produzindo significativas modificações no comportamento das tropas no terreno.

Em 15 de junho de 2010, a portaria nº 952-MD, de mesma data, designa o Centro de Instrução de Operações de Paz (CIOpPaz), do Exército Brasileiro para a preparação de militares e civis brasileiros e de nações amigas a serem enviados em missões de paz e altera a sua denominação, para Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).

Dentre os cursos ministrados pelo CCOPAB, está o EPJAIAC (Estágio Preparatório de Jornalistas e Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito), curso voltado a preparar jornalistas que pretendem atuar na cobertura de zonas em conflito. Curso no qual nosso editor, Angelo Nicolaci, se formou em 2019, após uma semana de intensas atividades e estudos, onde absorveu importantes ensinamentos teóricos e práticos sobre a atuação segura em zonas de conflito.



O Brasil 

Atualmente, o país exerce o comando das tropas da Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO). Os militares brasileiros estão no país do continente africano desde 2013.


Para comemorar a data, está prevista solenidade com a presença do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, no dia 8 de junho na Base Aérea de Brasília.


GBN Defense - A informação começa aqui

Com base nas informações do Ministério da Defesa





Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger