domingo, 17 de novembro de 2019

PROSUB - "Riachuelo" irá realizar primeira imersão

O PROSUB deu mais um importante passo no desenvolvimento dos submarinos convencionais (SBR) da Classe "Riachuelo". Conforme verificado em nossa visita à Itaguaí no dia 7 de outubro, o primeiro dos quatro submarinos convencionais fruto do PROSUB, havia iniciado uma série de testes em seus sistemas e sensores, cumprindo os requisitos e protocolos de segurança previamente definidos, afim de atestar que o mesmo entrega as capacidades previstas na fase de projeto. Neste processo, o qual já foi submetido aos testes de estanqueidade e flutuabilidade na superfície, já guarnecido por sua tripulação conforme informamos aqui no GBN Defense, onde estavam sendo realizados testes de bombas e sistemas, concomitante com os últimos ajustes nos sistemas e sensores. Agora o "Riachuelo" será submetido pela primeira vez a Imersão Estática, este sendo um dos mais importantes testes ao qual foi submetido até o momento, o qual consiste na admissão de água nos tanques de lastro de forma controlada, o que leva a sua imersão completa. Tal teste irá aferir as qualidades de estanqueidade e estabilidade do submarino quando submerso, complementando os testes iniciais de superfície, além de aferir o volume de água admitido nos tanques de lastro, informação de grande relevância, bem como estabelecer o total de deslocamento do submarino em seu meio de operação. Neste primeiro teste de Imersão, o "Riachuelo" ainda não fará uso do sistema de propulsão, o que deverá ser objeto de teste posterior. Durante o período de provas de mar, serão avaliadas suas capacidades de navegação, imersão e sistemas táticos e de armas, e após a conclusão destes em acordo com o previsto no projeto, o mesmo deverá ser entregue em definitivo ao Setor Operativo, o que esta previsto para ocorrer na segunda metade de 2020, conforme anunciamos em outubro.

O "Riachuelo" vem cumprindo o previsto no cronograma do PROSUB, sendo um fator de grande importância para o desenvolvimento da END e seus marcos. A entrada da classe "Riachuelo" nesta fase do programa, vem a coroar todos esforços realizados pela Marinha do Brasil e a base industrial de defesa, que tem realizado com louvor o processo de absorção de novas tecnologia e o desenvolvimento de nossa capacidade de construir modernos meios submarinos, um processo dominado por poucos países, dentre estes está o nosso Brasil.

O PROSUB é um importante programa estratégico, o qual contribui para o fortalecimento do nosso poder naval, o qual prioriza a nacionalização de componentes e desenvolvendo nossa industria, com a absorção de novas tecnologias e capacidades técnicas, criando uma industria de alta tecnologia e capacitando a mão de obra nacional. Dentro de alguns anos devemos iniciar outro importante capítulo do PROSUB, com a construção de nosso primeiro SNBR.


GBN Defense - A informação começa aqui
com Marinha do Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger