sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Brasil ganha novo estaleiro voltado para segurança e defesa

O Brasil vem ganhando novas capacidades industriais e se destacando em diversos setores de segurança e defesa, dentre eles tem conquistado grande notoriedade o Grupo DGS, o qual trouxe inovação e tecnologia ao mercado náutico brasileiro. Agora o mercado brasileiro ganha mais um estaleiro especializado na construção de embarcações com Casco de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), o Estaleiro STARK MARINE

A industria que marcou presença durante a LAAD 2019, onde apresentou a embarcação STARK 180, que nós pudemos conferir durante nossa visita ao estande da DGS Defense, Empresa Estratégica de Defesa que também produz embarcações com tecnologia de Termoplásticos, que naquela ocasião celebrava a assinatura de um importante contrato com a Marinha do Brasil.

O novo estaleiro esta instalado no Rio de Janeiro, fruto da necessidade do Grupo DGS  que busca atender o nicho de mercado representado por embarcações de menor porte e de baixa complexidade construídas em PEAD. Estas embarcações simples, não contam com blindagem, ou adotam sistemas ou equipamentos controlados, porém, mantém a característica resistência e durabilidade dos cascos que o Grupo DGS oferece em suas embarcações destinadas ao emprego militar.

As STARK’s são indicadas para emprego em missões de patrulha, busca, apoio às atividades operacionais dentre muitas outras missões que pode desempenhar, sendo uma de suas grandes vantagens a capacidade de navegar próximas ao litoral ou em águas interiores, podendo alcançar velocidades que chegam aos 28 nós, como é o caso da STARK 210. Dois modelos já estão disponíveis para encomendas pelo mercado, a STARK 180 e STARK 210.

Stark 180 exibida durante a LAAD
A STARK 180 atinge uma Velocidade Máxima de 26 nós, equipada com motor de 140 HP, sua Velocidade Econômica de Cruzeiro (VEC) esta em cerca de 20 nós, proporcionando uma autonomia de cinco horas navegando nessa velocidade. Seu alcance aproximado chega ás 100 milhas náuticas (185 Km) com apenas um tanque de 100 litros de gasolina. Apresenta capacidade de até 700 Kg de carga e lotação máxima de cinco pessoas, sendo um tripulante e quatro passageiros.





Stark 210 operando com a Marinha do Brasil
A STARK 210 se apresenta como uma opção de maior desempenho e capacidades, atingindo uma velocidade máxima de 28 nós, adotando um motor de 200 HP que possui uma Velocidade Econômica de Cruzeiro (VEC) em cerca de 24 nós, oferecendo uma autonomia de seis horas nessa velocidade. Seu alcance aproximado é de 144 milhas náuticas (266 Km) com apenas um tanque de 210 litros de gasolina. Capaz de transportar até 1100 Kg de carga, com a lotação máxima de sete pessoas, sendo um tripulante e seis passageiros. 

A STARK 230 é uma embarcação indicada para missões de inspeção naval, patrulha, busca, salvamento e apoio às atividades operacionais e administrativas. A embarcação é equipada com motor de popa a gasolina, com potência de 200 HP, capaz de atingir velocidade máxima na faixa dos 32 nós, possui tanque de 210 litros de gasolina, capacidade para 1100 Kg de carga e lotação de 9 pessoas, sendo um tripulante e oito passageiros.

Ambos modelos já estão em operação com a Marinha do Brasil, tendo obtido um ótimo desempenho nas avaliações que foram submetidas, constituindo-se um importante meio de apoio da força naval brasileira em missões de apoio, fiscalização e patrulha, dentre outras missões nas quais vem sendo empregadas.



“O Estaleiro STARK Marine faz parte do grupo DGS, mas atende outro segmento de mercado. As embarcações STARK são mais simples, e padronizadas, sem blindagem e possuem menos burocracia para aquisição. Um ponto fortíssimo para quem pretende adquirir uma embarcação com a tecnologia PEAD com um prazo menor de entrega e baixo custo de aquisição”, explica o Representante Comercial para área de Licitação e Governamental da STARK, Cristiano Conde.


A consolidação no mercado náutico vai além da produção das embarcações STARK 180 e 210. O Estaleiro STARK Marine é desde 2018 o importador e distribuidor exclusivo da marca Highfield, maior fabricante do mundo de modelos RHIB’s no mercado brasileiro.

Highfield Patrol 800 – Semirrígido de Alumínio
Fundada em 2011, a Highfield está presente em 38 países e tornou-se a principal escolha mundial para famílias, clubes náuticos e marinheiros. Número 1 do mundo na fabricação de RHIBs (barcos rígidos infláveis) em alumínio, a Highfield se consolidou no mercado náutico internacional oferecendo a linha mais completa de barcos.

“Entendemos que a nossa consolidação no mercado nacional dependia da forma que iríamos atender as necessidades do mercado sem perder a essência de cada marca. Decidimos então criar a STARK Marine para atender uma parcela de mercado que carece de embarcações de menor complexidade, mas que não abre mão da qualidade. Desde 2018, a STARK além das embarcações de PEAD oferece também no mercado brasileiro os RIB`s da HIGHFIELD que são embarcações reconhecidas no mundo inteiro pela alta qualidade de seus matérias, além do diferencial de ser uma embarcação inflável de casco de alumínio, uma novidade que não estava disponível para o público no Brasil” acrescentou Raphael Barreto responsável pela marca Highfield no Brasil. 


GBN Defense - A informação começa aqui
com informações da DGS Defense






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