domingo, 27 de março de 2011

Na Jordânia, manifestantes protestam por fim do governo


Manifestantes convocaram neste sábado um movimento para derrubar o governo da Jordânia, depois da morte de um militante na véspera, ao mesmo tempo em que o primeiro-ministro consumou a ruptura como principal partido opositor ao acusá-lo de "receber ordens do Egito e da Síria".

Esta convocação acontece no dia seguinte aos violentos confrontos ocorridos em Amã entre opositores e as forças de segurança, que acabaram com um morto e mais de 130 feridos.

"Este governo deve se demitir ou ser interrompido, um governo que derrama o sangue de seus cidadãos perde sua legitimidade", assegurou o xeque Amai Manso, chefe do principal partido da oposição, a Frente de Ação Islâmica (FAI), facção política da Irmandade Muçulmana.

Manso já havia reclamado a destituição do primeiro-ministro Maaruf Bajit, que foi nomeado em fevereiro passado pelo rei Abdullah 2º depois de afastar Samir Rifai com o objetivo de acalmar a situação.

A este pedido se uniram partidários de esquerda e o grupo dos "Jovens de 24 de março".

Neste sábado, Bajit assegurou querer manter o diálogo com os islamitas e insistiu em seu "respeito à oposição", segundo a agência oficial Petra.

IRMANDADE MUÇULMANA

A confraria da Irmandade Muçulmana, cujo guia supremo se encontra no Egito, gozava historicamente de relações privilegiadas com o poder jordaniano, que lhe assegurou uma proteção nos anos 50 e 80 quando seus membros eram perseguidos no Egito e na Síria.

Em compensação, a Irmandade Muçulmana demonstrou lealdade para com os Hachemitas, a família reinante.

Com um tom pouco habitual, o primeiro-ministro Maaruf Bajit acusou nesta sexta-feira a Irmandade Muçulmana de receber instruções do Egito e da Síria para executar planos contra a Jordânia e criar o caos".

VIOLENTA REPRESSÃO

Uma pessoa morreu e mais de 130 foram feridas na sexta-feira quando as forças de segurança desmantelaram o acampamento dos "Jovens de 24 de Março", um movimento integrado por várias tendências, entre elas a dos islamitas.

O manifestante Jairy Jamil Saad, de 55 anos, morreu no hospital. Seu filho, Nasser Saad, de 34 anos, explicou que se encontrava no acampamento com seu pai quando a polícia os atacou e que seu pai receber vários golpes que causaram sua morte, desmentindo a tese oficial de crise cardíaca.

O vice-primeiro-ministro do Interior, Saad Hayel Srur, anunciou a abertura de uma investigação para determinar a responsabilidade dos fatos.

O primeiro-ministro também anunciou que o governo já não permitirá as manifestações "que dificultem a circulação, atentem contra as liberdades e afetem o sustento do povo "

Fonte: France Presse
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger