sábado, 26 de março de 2011

Israel instalará escudo antiaéreo após ataque palestino


O governo de Israel apresentou planos para implantar um sistema de interceptação de foguetes devido ao aumento nos disparos feitos a partir da faixa de Gaza, território controlado pelo grupo islâmico Hamas, afirmou o comando do Exército israelense nesta sexta-feira.

O país desenvolveu um sistema em que mísseis guiados por radar explodem mísseis de pequeno e médio alcance depois da guerra de 2006 contra o Hizbollah no Líbano, quando foguetes atingiram suas cidades no norte.

A instalação do sistema foi inicialmente adiada devido aos debates em torno do elevado custo, mas o governo reconsiderou seus planos após os ataques palestinos nesta semana, que mataram uma israelense.

O Exército israelense disse em comunicado que seu chefe de gabinete, o tenente-general Benny Ganz, "ordenou, de acordo com as diretrizes do governo, a instalação do sistema no sul de Israel nos próximos dias."

"A decisão de acelerar a instalação do sistema foi tomada à luz dos recentes acontecimentos no sul de Israel e segundo avaliações de segurança", disse o comunicado.

O sistema "Cúpula de Ferro" pode abater foguetes com alcance de 5 a 70 quilômetros. Outros sistemas estão sendo desenvolvidos para interceptar mísseis a uma distância mais longa.

O custo de cada interceptor é estimado entre US$ 10 mil e US$ 50 mil.

O ministro da Defesa, Ehud Barak, disse na sexta-feira, durante visita a uma base aérea no sul, que deve levar alguns meses para instalar o sistema por completo, e reiterou a posição israelense de que o país responderá a qualquer ataque de Gaza.

Na sexta-feira, não foram registrados lançamentos de foguetes, mas 77 foram disparados na última semana.

Israel matou cinco militantes palestinos nesta semana e outros quatro civis, três deles crianças, em bombardeios aéreos que, segundo o governo, foram uma resposta ao lançamento de foguetes dos militantes.

O Hamas afirmou que seus foguetes e morteiros são uma retaliação aos ataques aéreos de Israel.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger