terça-feira, 22 de março de 2011

Afeganistão diz que assume segurança de sete regiões em julho


O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, anunciou nesta terça-feira que as forças nacionais assumirão a segurança de sete zonas do país a partir de julho, para quando está prevista a retirada da primeira leva das tropas internacionais.

O processo de transferência da segurança da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ao Afeganistão deve durar até 2014, ano em que Karzai concluirá seu mandato.

"O Afeganistão assumirá a responsabilidade total da segurança nas províncias de Cabul, com exceção do distrito de Surobi, Panchir e Bamyan, assim como das capitais provinciais de Herat (oeste), Lashkar Gah (sul), Mazar i-Sharif (norte) e Mehtarlam (leste)", declarou Karzai.

Em discurso na Academia Militar de Cabul transmitido pela emissora de televisão estatal, Karzai disse que Bamiyan, Panjshir e Cabul são zonas tranquilas, já o distrito de Surobi ainda é conflituoso.

Karzai também indicou as cidades de Herat (oeste) e Mazar (norte), onde as hostilidades não são frequentes, assim como as de Mihtarlam e Lashkar Gah, nas duas conturbadas províncias de Laghman e Helmand.

O presidente não disse, contudo, quantos soldados desdobrará nas sete zonas.

Este processo de transição "significa que a segurança do Afeganistão deve estar em mãos afegãs, para que o povo veja cumpridos seus desejos", declarou.

Há no Afeganistão cerca de 150 mil soldados estrangeiros, dois terços dos quais americanos.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger