sábado, 26 de março de 2011

Empresa francesa investe em tecnologia de radar


A Thales, empresa de tecnologia francesa focada serviços para as indústrias aeroespacial, de defesa e de segurança., anunciou nesta quarta-feira que vai investir cerca de 5 milhões de euros para começar a fabricar e a comercializar no Brasil o radar de empresa de defesa aérea Ground Master 400 (GM 400). A informação foi dada pelo Jean-Loic Galle, vice-presidente sênior da Divisão de Operações Aéreas da companhia, durante almoço oferecido pela Câmara de Comércio França-Brasil.

Para isso a Thales vai contar com a Omnisys, que faz parte do Grupo Thales no Brasil, e que desde 2006 desenvolve e fabrica radares de longo alcance (banda L) numa cooperação industrial de sucesso, que levou à produção de mais de 26 radares TRAC banda L desde 2008.

Com o sucesso com os radares de banda L, a Thales vai implementar mais capacidade local em tecnologia mais avançada e complexa em radares 3D com GM400 para vigilância em solo e em radares com Variant para vigilância naval. “Por meio desta cooperação industrial, a Thales está demonstrando fortemente seu compromisso com a região, seus parceiros e clientes locais”, afirmou Jean-Loic Galle.

A companhia vai aumentar a sua cooperação industrial com a transferência de tecnologia para permitir à Omnisys abordar as tecnologias de radar mais complexas e avançadas. Com esse projeto a empresa francesa espera que o Brasil se torne um dos países que consegue dominar totalmente a tecnologia de produção e desenvolvimento de radares. Segundo a Thales, somente 5 países no mundo tem esse domínio.

Com a tecnologia a Omnisys terá capacidade não só de construir os radares mas também de criar, a partir da sua necessidade novos tipos de equipamentos com desenvolvimentos de softwares próprios. Além disso a companhia brasileira também terá capacidade de atender toda a América Latina, dando suporte para os clientes para os mais diversos países que demandarem o novo equipamento.

De acordo com o general Alberto Mendes Cardoso, Ex-ministro de Estado de Segurança Institucional, no novo patamar em que o Brasil atualmente vive, de crescimento e de importância no cenário internacional, é necessário que o país tenha uma defesa militar com alta tecnologia.

Na fábrica da Omnisys em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a Thales vai desenvolver os radares, dar acesso à cadeia de suprimentos total da companhia para componentes e blocos de construção, produzir gabinete para radar, montar os equipamentos e manutenção no local e industrial para proporcionar autonomia e suporte local integrais. Dos 5 milhões de euros que serão investidos neste projeto parte dele será para aumentar a fábrica de São Paulo em 500 metros quadrados, atualmente possui 6 mil metros quadrados.

De acordo com a companhia, o novo equipamento tem inúmeras vantagens sobre os radares semelhantes no mercado, como ser compacto, totalmente digital e de ter detecção em 3D em altas, médias e baixas altitudes, uma demanda de muitos clientes.

Desde seu lançamento, o radar Ground Master 400 foi adquirido por Alemanha, Canadá, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França e Malásia. Esses radares estão atualmente em produção na fábrica da Thales em Limours, na França. A Thales é líder mundial em tecnologia nos mercados de Defesa & Segurança e Transporte & Aeroespacial. Em 2010, a empresa gerou uma receita de 13,1 bilhões de euros, com 68 mil funcionários em 50 países.

Fonte: Monitor Mercantil via Plano Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger