quinta-feira, 16 de junho de 2022

Ucrânia dispara mísseis Harpoon contra a Rússia


A Ucrânia instalou o sistema de mísseis antinavio Harpoon fornecido pela Dinamarca no mês passado, segundo anuncio do ministro da Defesa, Oleksii Reznikov.

A Ucrânia colocou em campo a versão terrestre do sistema da Boeing para fortalecer sua defesa costeira, já que atualmente depende do míssil antinavio Neptune, produzido localmente. O Neptune é um sistema da era soviética supostamente copiado do Harpoon de fabricação americana.

“Nossa defesa costeira foi reforçada com sistema Harpoon altamente eficazes”, afirmou Reznikov.

“Juntamente com nossos Neptunes, os Harpoons já estão forçando a frota inimiga a manter distância para evitar o destino do capitania da frota russa do Mar Negro, o Moskva”, acrescentou, referindo-se ao ocorrido em 14 de abril, quando um Neptune afundou o cruzador russo de mísseis guiados.

Bloqueio Russo

O sistema RGM-84L-4 Harpoon Block II enviado pelo governo dinamarquês, tem um alcance de 187 milhas (300 quilômetros) e é capaz de atingir tanto alvos marítimos, como terrestres. 

Espera-se que a adição do Harpoon ajude a Ucrânia a empurrar a frota russa do Mar Negro para fora dos portos ucranianos, de acordo com o National Interest . 

A frota russa bloqueou a costa do Mar Negro da Ucrânia por semanas, inclusive para navegação civil. O bloqueio impediu os embarques de trigo ucraniano em todo o mundo, fazendo com que os preços disparassem.

A Ucrânia contribuiu com 10% das exportações mundiais de trigo no ano passado, segundo as Nações Unidas. Estima-se que 20 milhões de toneladas de grãos ficaram retidas no país desde o início da guerra .

Fornecimento de armas 'não satisfatório'

Reznikov anunciou que unidades da artilharia autopropulsada AHS Krab polonesa também foram implantadas, tornando-se o quinto tipo de obus de 155 mm implantado até agora após o M777, FH70, CAESAR e M109A3.

No entanto, o ministro da Defesa sublinhou que o “ritmo e quantidade” das armas fornecidas ainda não são satisfatórios , pedindo veículos blindados mais pesados ​​com armas e a substituição de veículos ucranianos “obsoletos” da era soviética. Ele também pediu “jatos de combate, sistemas antiaéreos e de defesa antimísseis”.

“Não posso dizer que estou satisfeito com o ritmo e a quantidade de suprimentos de armas. Absolutamente não.

Mas, ao mesmo tempo, sou extremamente grato aos países que nos apoiam. Em particular, aos Estados Unidos da América, Reino Unido, Polônia e nossos amigos do Báltico.”


Fonte: The Defense Post

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger