sábado, 11 de junho de 2022

Dia Internacional dos Mantenedores da Paz - Marinha realizará cerimonial na próxima segunda-feira


Na próxima segunda-feira (13), nosso editor estará presente á  cerimônia alusiva ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz, que será realizada no Complexo Naval da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, à data estabelecida pelo calendário oficial da ONU, é celebrada todo ano no dia 29 de maio.

A cerimônia será presidida pelo Almirante de Esquadra Olsen, Comandante de Operações Navais (CON) , e tem o objetivo de homenagear militares e civis que atuam ou atuaram em Missões de Paz da ONU. O evento contará com a participação de ex-integrantes de Missões de Paz que desfilarão na ocasião.

A história do Brasil em Missões de Paz 

As Forças Armadas brasileiras estiveram presentes, nos últimos 74 anos, em 60 missões de manutenção da paz, enviando mais de 59 mil militares. Entre as missões coordenadas pelo Brasil destacam-se a Missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti, conhecida como Minustah e que durou 13 anos, e a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM –UNIFIL), que contou com a participação contínua de navios, aeronaves e militares de outras nações na inspeção de cerca de 14 mil embarcações, tendo como objetivo evitar a entrada de armas ilegais, por mar, em território libanês.

Atualmente, o Brasil encontra-se como membro ativo em observações de acordos de cessar fogo e paz desde 1933, quando, representado pela MB, acompanhou a negociação entre Colômbia e Peru na Guerra pela região de Letícia.

Preparação e certificação na ONU para atuação em Missões de Paz.

O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) é uma instituição de referência do Ministério da Defesa (MD) responsável pela formação e pela especialização dos marinheiros e Fuzileiros Navais da paz. O Centro possui certificação internacional legitimada pela ONU devido à excelência no preparo de recursos humanos para a execução das missões.

Em abril deste ano, a Força de Reação Rápida dos Fuzileiros Navais foi certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como nível 3 de prontidão para as Operações de Paz, o mais elevado nível operacional para aquela Organização. Com isso, a Marinha do Brasil tornou-se a primeira Força do País a atingir tal certificação, sendo atualmente a única no mundo.


GBN Defense - A informação começa aqui

Com informe da Marinha do Brasil

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger