quinta-feira, 2 de junho de 2022

MC-145B "Coyote" - Uma equilibrada solução ao Exército Brasileiro?


Recentemente nos deparamos com uma variante bastante interessante de uma das finalistas do programa de asas-fixas do Exército Brasileiro, estamos falando da nova versão do M28 Skytruck, aeronave que tivemos o prazer de voar aqui no Brasil, e foi objeto de uma matéria especial, Conheça o M28 - O GBN voou o candidato a equipar a AVEx, oferecida ao EB pela  Sikorsky, parte da Lockheed Martin, projetada pela PZL Mielec, indústria polaca que também faz parte do grupo Lockheed. Voltando ao foco desta matéria, o MC-145B "Coyote" é uma versão fortemente modificada do venerável M28 Skytruck, uma aeronave utilitária que geralmente opera nas regiões mais complexas e com pouca ou nenhuma infraestrutura do mundo.


Projetado para operações em pistas rústicas, a asa alta do MC-145B e o robusto trem de pouso triciclo fixo, oferecem  segurança para operações ​​em ambiente sem infraestrutura adequada para operar aeronaves "comuns". 

Dentre as modificações introduzidas nesta variante do M28, é digno de nota a instalação de pilones de armas sob as asas, tanques de combustível adicionais e lançadores de armas internos.


Dentre o arsenal que pode ser empregado por este novo cavalo de batalha, estão o AGM-114 Hell Fire, Foguetes guiados de precisão AGR-20 APKWS, GBU-39 SDB, dentre uma variada gama de configurações que podem ser levadas nos quatro pilones com que conta o "Coyote". 


A flexibilidade já oferecida pelo M28 agora chega a um novo patamar, tornando o MC-145B uma solução equilibrada para atuar nos mais variados cenários, desde controle de fronteira, combate ao narcotráfico, como esclarecimento, infiltração de tropas, lançamento de material, apoio aéreo aproximado em conflitos de baixa intensidade, dentre várias missões que pode desempenhar.


Com uma suíte aviônica totalmente digital e contando com diversos recursos que o colocam a frente de seus concorrentes neste nicho de mercado.

A variante MC-145B "Coyote" é produzida pela Sierra Nevada Corporation, empresa do grupo Lockheed Martin que é também responsável pela produção do A-29 "Super Tucano" nos EUA.

Com toda certeza, a nova variante traz consigo uma solução de baixo custo e grande flexibilidade aos seus operadores, que somados as características de pouso e decolagem curtos, se apresenta como uma interessante solução para o Exército Brasileiro.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger