domingo, 5 de junho de 2022

61 anos de criação do EsqdHU-1


Hoje o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) completa seu 61° aniversário de criação. Criado em 5 de junho de 1961 através do Aviso Ministerial 1.003, sendo ativado em 17 de abril de 1962, com Almirante-de-Esquadra (AvN) José Maria do Amaral Oliveira sendo seu primeiro comandante, com EsqdHU-1 se tornando a primeira unidade aérea operativa da Marinha. 

O esquadrão que provê apoio  a esquadra e a Força de Fuzileiros da Esquadra, bem como às demais Organizações Militares (OM), tem um importante papel na capacidade logística, como no PROANTAR, além apoiar o setor operativo, também realiza o transporte administrativo da MB.


Atualmente o EsqdHU-1 "Águia" opera com aeronaves UH-12 "Esquilo" e UH-17, realizando dentre seu leque de atividades, missões de reconhecimento, infiltração de Forças Especiais, Evacuação Aero Médica (EVAM), apoio às atividades na Antártica, ligação e transporte administrativo. 


Recentemente o GBN Defense acompanhou as atividades do EsqdHU-1 na "Operação Furnas" onde desempenhou apoio as operações dos Comandos Anfíbios (ComAnf), realizando lançamento de paraquedistas em Salto Livre Operacional (SLOP), esclarecimento, transporte e simulou ataque sendo vetorados pelo Guia Aéreo Avançado (GAA).

Um Bravo-Zulu a toda tripulação do EsqdHU-1, o quais desempenham com grande profissionalismo e dedicação as mais variadas missões, fazendo jus ao seu lema "IN OMNIA PARATUS" (Preparado para Tudo).


GBN Defense - A informação começa aqui.




Share this article :

1 comentários:

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger