sábado, 11 de junho de 2022

Marcílio Dias - O Herói Marinheiro


Neste dia 11 de Junho, data marcante em nossa história, onde há 157 anos venciamos com empenho, ousadia e sacrifício de honrados brasileiros a "Batalha do Riachuelo", onde homens como Joaquim Marques Lisboa, nosso "Almirante Tamandaré", Francisco Manuel Barroso da Silva, "Almirante Barroso", o Capitão Pedro Afonso Ferreira, Tenente Feliciano Inácio Andrade Maia, o Guarda-Marinha João Guilherme Greenhalgh que se distinguiram pelo grande valor em defesa de nossa soberania, um praça se destacou e teve sua história imortalizada em nossa história, falo de nosso herói marinheiro, o Imperial Marinheiro Marcílio Dias.

Nascido em 19 de março de 1838, no Rio Grande do Sul,  Marcílio Dias era filho de Manuel Fagundes Dias e da a lavadeira Palcena Dias, ainda aos 17 anos ingressou na Armada Imperial como grumete em 6 de julho de 1855,  passando a praça no Corpo de Imperiais Marinheiros em 5 de agosto daquele mesmo ano.

O jovem marinheiro no ano seguinte (1856) embarcou na corveta "Constituição",  onde ficou por um período e sendo transferido para o navio "Tocantins", onde teve como comandante o então Capitão-de-Fragata Francisco Manuel Barroso da Silva.

Em sua carreira recebeu a primeira promoção no dia  15 de maio de 1861, passando a Marinheiro de Terceira Classe, no ano seguinte recebeu nova promoção, indo a Marinheiro de Segunda Classe em 11 de maio de 1862. Marcílio Dias era um militar dedicado, em 1863 embarcou na corveta "Imperial Marinheiro" a fim de se habilitar na manipulação de artefatos bélicos, indispensáveis ao serviço de bordo, matriculado no mesmo ano na Escola Prática de Artilharia, foi aprovado com Distinção no exame em 10 de dezembro no curso de Marinheiro-Artilheiro (especialização de Cabo). Mas não parou por aí, no ano de 1864 ganhou nova promoção após regressar de uma expedição ao Rio da Prata, onde integrava a tripulação da corveta "Parnaíba", promovido a Marinheiro de Primeira Classe, o que hoje seria o equivalente a Cabo.

Seu "batismo de fogo" se de no dia  6 de dezembro de 1864, quando o Almirante Tamandaré iniciou o cerco a Paysandú durante a Campanha Oriental (1864-1865), onde Marcílio Dias pela primeira vez entrou em combate contra as forças do Uruguai. E no dia 31 de dezembro participou do assalto final à Praça-forte de Paysandú, uma dura batalha que se prolongou por 52 horas, sendo vencida pelas forças brasileiras em 2 de janeiro de 1865, ocasião na qual Marcílio Dias, um dos mais aguerridos combatentes, subiu à torre da Igreja Matriz de Paysandú acenando para os seus companheiros com a bandeira do Brasil, ato que o deixou famoso.

Mas o maior ato de heroísmo deste herói, ocorreu durante a Batalha Naval do Riachuelo que se deu em 11 de junho de 1865, no início da Guerra da Tríplice Aliança, embarcado na corveta "Parnaíba", Marcílio Dias lutou com imensa bravura e destemor quando seu navio foi abordado por três navios paraguaios, travando luta corpo a corpo contra quatro inimigos, armado de seu sabre, Marcílio Dias abateu dois deles, porém diante daquela luta em clara desvantagem, após abater dois inimigos, teve seu braço decepado enquanto defendia com destemor a Bandeira do Brasil, ato que jamais será esquecido. 

Porém, aquela seria a última batalha de nosso bravo herói, onde no dia seguinte o mesmo viria a óbito vítima dos graves ferimentos sofridos em batalha, nosso aguerrido praça morreu aos 27 anos no dia 12 de junho de 1865. 

Marcílio Dias foi sepultado com as honras do cerimonial marítimo nas próprias águas do rio Paraná, em 13 de junho de 1865, posteriormente teve seu nome dado em batismo a um navio-vapor adquirido em 1 de agosto de 1865, e está não foi a única homenagem a este herói brasileiro, o mesmo ainda deu nome a um contratorpedeiro adquirido em 1891, além de dar nome a medalha de distinção aos alunos que se destacam nas escolas de aprendizes-marinheiros, e também tem seu nome no principal hospital da Marinha do Brasil, o Hospital Naval Marcílio Dias no Rio de Janeiro.

Nós do GBN Defense rendemos essa justa homenagem a este importante personagem de nossa história, não nos esquecendo de estender esta a todos nossos praças de ontem e de hoje, que se empenham e sacrificam-se em defesa de nossa soberania e em defesa de nossas águas, um Bravo-Zulu!


Um Viva a Marinha invicta de Tamandaré!!!


Por Angelo Nicolaci


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

1 comentários:

  1. Excelente Nicolaci! Agradeço a incrível homenagem a toda Família Naval! Grande abraço!

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger