segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Rafael estende o alcance da SPICE 250 com novo motor turbojato

SPICE 250 ER
SPICE 250 ER

A Rafael Advanced Defense Systems Ltd. revelou uma nova variante do míssil ar-superfície SPICE 250 equipada com um motor turbojato integrado que amplia o alcance de voo para 150 km. RAFAEL revelou a nova versão hoje na exposição Aero India 2021. O SPICE é comprovado em combate e em serviço operacional com vários clientes internacionais, incluindo a Força Aérea Indiana, que usou o SPICE 2000 em combate durante os ataques aéreos de Balakot de 2019.

“A SPICE é uma arma comprovada em combate, com excelentes resultados e benefícios operacionais” segundo Alon Shlomi, VP, chefe da diretoria de sistemas ar-superfície de Rafael. “Esta capacidade futura oferecerá aos usuários uma combinação única de um sistema comprovado em combate com tecnologias de ponta incomparáveis, enquanto aproveita a infraestrutura existente, sem a necessidade de nova integração. O alcance stand off significativamente aumentado permitirá aos pilotos maior capacidade de manobra operacional, segurança e garantia de missão”, Shlomi acrescentou.

A nova variante designada SPICE 250 ER (Extended Range) é baseada no SPICE 250, o menor da família SPICE, que inclui a arma guiada SPICE 250, junto com os kits de orientação SPICE 1000 e SPICE 2000. O SPICE é um sistema de armas ar-superfície stand off autônomo que permite ataques de saturação e com grande precisão, mesmo quando seu sistema de navegação por GPS estiver indisponível, com base em seus algoritmos de inteligência artificial (AI) de correspondência de cena eletro-ótica autônoma. O SPICE 250 ER incorporará um motor turbo-jato em miniatura e um sistema de combustível interno JP-8/10 que fornece à arma um alcance de pelo menos 150 km, mantendo o mesmo sistema de planejamento de missão, interfaces de aeronaves e operação da tripulação.

SPICE 250 ER em exibição na Aero India 2021. Foto: RAFAEL
SPICE 250 ER em exibição na Aero India 2021. Foto: RAFAEL

O SPICE 250 usa uma interface comum de aeronave e um sofisticado Smart Quad Rack (SQR) que simplifica o esforço necessário para a integração da aeronave. Quatro armas SPICE 250 são carregadas em cada SQR. O SPICE 250 pode ser montado diretamente em estações de armazenamento de aeronaves de ataque leve, graças ao seu pequeno tamanho e peso leve.

O SPICE 250 ER retém o fator de forma externo idêntico ao da variante planadora, usando todas as interfaces de aeronave e SQR existentes, permitindo o mesmo carregamento. A variante de alcance estendido também apresenta os mesmos recursos da variante planadora, incluindo o recurso ATR (Reconhecimento Automático de Alvo) recentemente revelado, Aquisição Automática de Alvo (ATA) e modos de Detecção e Rastreio de Alvo em Movimento. O recurso ATR recém-revelado é uma inovação tecnológica, permitindo que o SPICE 250 ER aprenda com eficácia as características específicas do alvo antes do ataque, usando IA avançada e tecnologias de deep learning.

Antes ou durante o vôo, o tipo de alvo, localização e características de ataque são definidos para cada arma, seja pelo planejamento de missão automatizado ou pelo piloto. As armas voam em direção aos alvos, usando seu INS (sistema de navegação inercial) para navegação inicial. Ao se aproximar da área do alvo, as armas usam seus modos ATA e ATR para detecção e reconhecimento dos alvos e ponto de mira preciso. Cada arma atinge o alvo predefinido, de forma autônoma ou com MITL (man in the loop, "humano no comando"), auxiliado pelo algoritmo ATR.

A combinação do aumento da poder de fogo da SPICE 250, os métodos de guiagem exclusivos para vários cenários e o alcance estendido permite um alto volume, capacidade de ataque de precisão autônomo contra vários tipos de alvos, com danos colaterais muito baixos garantidos e a um custo eficaz.


Traduzido a partir do original Rafael Extends SPICE 250 Range with New Turbojet Engine por Renato Henrique Marçal de Oliveira*


Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel).


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger