quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

F-35 Lightining II - Biden mantém veto à Turquia


A Turquia continuará distante de ver entregue seus caças F-35, pois o novo "comandante" da Casa Branca, o presidente Biden, manterá o veto contra a entrega dos caças F-35 à Ancara emitido pelo governo Trump como resposta pela compra do sistema de defesa aérea S-400 de origem russa por Ancara em 2019.

“A Turquia é um aliado antigo e valioso da OTAN, mas sua decisão de comprar o S-400 é inconsistente com os compromissos da Turquia como aliada dos EUA e da OTAN”, disse o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira (5). “Nossa posição não mudou. O S-400 é incompatível com o F-35 e a Turquia foi suspensa do programa. Instamos a Turquia a não manter o sistema S-400.”

“A Turquia teve várias oportunidades na última década de comprar o sistema de defesa Patriot dos Estados Unidos, em vez disso, optou por comprar o S-400, que fornece informações, acesso e influência à Rússia”, disse Kirby.

A Turquia planejava a compra de mais de 100 aeronaves F-35, com primeiro lote de 30 aeronaves já em produção quando Washington expulsou o país do programa. Como forma de minimizar o impacto criado pelo cancelamento das vendas à Turquia, a USAF se comprometeu a comprar as aeronaves que seriam originalmente destinadas aos turcos já construídos mas não entregues pela Lockheed Martin. Um ponto que no entanto ainda não se concretizou, foi a retirada das empresas turcas da cadeia de fornecedores do F-35, as quais devem continuar fabricando e fornecendo componentes para os F-35 até 2022.


GBN Defense - A informação começa aqui

com agências

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger