segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

76 anos da tomada de Monte Castelo


No último dia 21 de fevereiro, comemoramos 76 anos de um dos grandes feitos da FEB (Força Expedicionária Brasileira) durante sua atuação no maior conflito que a humanidade experimentou. No teatro de operações europeu, a FEB realizou a sua mais importante conquista aqueles campos de batalha, a tomada do Monte Castelo. 

Uma das batalhas mais sangrentas enfrentadas pela Força Expedicionária Brasileira, a FEB era constituída por oficiais e voluntários que se alistaram com intuito de lutar contra o nazi-fascismo que tomava a Europa, e sacrificaram suas vidas afim de lutar pela liberdade. Os brasileiros, em sua maioria, estavam despreparados para adentrar o conflito, tendo equipamentos em muito inadequados á missão que lhes era delegada, as forças brasileiras receberam treinamento e equipamentos dos norte americanos. Receberam de armamentos á uniformes, pois as tropas brasileiras estavam adequadas a atuação em clima tropical e seus fardamentos não eram adequados para enfrentar o rigoroso inverno europeu.


General alemão negocia sua rendição as tropas da FEB
A FEB estava subordinada ao 4º Corpo do 5º Exército americano e foi enviada para os campos de batalha na Itália para ajudar a conter o avanço das forças alemãs em direção à França. Antes da vitória final, em 21 de fevereiro, ocorreram outras três tentativas. O comando americano definiu que no dia 19 de fevereiro teria início a nova ofensiva que ficou conhecida como "Operação Encore". A missão da FEB era tomar o controle de Monte Castelo, pois representava uma posição estratégica, já que se encontrava no caminho para Bolonha, cidade que representaria uma importante conquista para as forças aliadas. No dia 21, a FEB derrotou os alemães. A tomada do Monte Castelo ficou conhecida como a sua mais importante conquista.

Alguns meses depois, em 8 de maio de 1945, a Alemanha se rendeu e chegou ao fim a Segunda Guerra Mundial na Europa. Os pracinhas da FEB retornaram ao Brasil e aqui foram recebidos com muita festa. A segunda guerra seria totalmente encerrada 4 meses mais tarde, pois os japoneses ainda não haviam aceitado a derrota e lutavam ferozmente, mesmo frente ao avança norte americano no Pacífico. O ataque com atômico a Hiroshima e Nagasaki mostrou ao mundo o poder destrutivo dos EUA e levaram finalmente à rendição dos japoneses em 2 de setembro de 1945.

GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger