sábado, 3 de outubro de 2020

Estratégias de guerra irregular devem ir além das forças especiais, diz o Pentágono


O Pentágono começou a desviar o foco da guerra irregular das missões específicas de contraterrorismo das 
últimas duas décadas, para um esforço mais amplo que inclui guerra de informação e operações na zona cinzenta, disse um alto oficial de operações especiais na sexta-feira.

Joe Francescon, vice-secretário assistente de defesa para operações especiais e combate ao terrorismo, disse a repórteres que a mudança é necessária para conter a China, a Rússia e o Irã.

Francescon falava como parte do lançamento de uma versão não classificada do anexo Irregular Warfare da Estratégia de Defesa Nacional. A estratégia foi lançada em 19 de janeiro de 2018, sob o então Secretário de Defesa Jim Mattis, mas o anexo não foi concluído até o início de 2019 e levou "muito tempo" para ser desclassificado a ponto de até mesmo o resumo de 12 páginas poder ser compartilhado com o público, disse Francescon.

O objetivo ao liberar o documento agora é compartilhar um senso amplo com os aliados, o Congresso e o público em geral sobre o pensamento por trás da mudança do departamento em como ele aborda as estratégias de guerra irregular, antes que um conflito completo surja. Os esforços que o departamento está tentando conter, incluem o uso do poder econômico pela China e as campanhas de desinformação da Rússia, disse ele.

“Acho que é importante para os Estados Unidos caracterizar, tanto para nós quanto para nossos aliados, os impactos militares e na segurança nacional do que nossos adversários estão fazendo conosco no espaço da zona cinzenta antes do conflito armado. Não pode ser apenas uma solução para um conflito armado, é o que estamos olhando ”, disse ele.

“Acreditamos que a maior conscientização sobre as atividades de nossos adversários é realmente essencial e é um indicador fundamental de que estamos avançando nisso neste espaço. Mas acho que sempre estaremos despreparados ”até certo ponto, dada a rapidez com que os desafios podem mudar na era moderna, observou ele.

O maior impacto que Francescon disse ter visto desde a conclusão do anexo secreto é fazer com que os principais membros do Congresso entendam que o Pentágono precisa de flexibilidade para abandonar as operações de contraterrorismo que duram anos. Sua esperança é que a mudança se reflita na próxima solicitação de orçamento do departamento.

“Naturalmente, do jeito que estávamos olhando agora, provavelmente esperamos mais de uma redução em nosso dinheiro de CT [contraterroísmo] só porque é onde não estamos fazendo essas operações de CT em grande escala em alguns desses cinemas”, disse ele . “Estamos fazendo uma transição mais para treinamento e educação. Portanto, você verá, com sorte, que esses orçamentos aumentam [incluindo] recursos de operações de informações distintas.

“Em última análise, é nosso objetivo manter um movimento muito econômico em direção à guerra irregular, não longe do CT, mas em conjunto com a retirada do CT. É mais importante do que nunca sermos econômicos com os recursos muito pequenos que temos. ”

A fim de evitar um ciclo de expansão e contração de treinamento e capacidades de guerra irregular, o documento apresenta seis objetivos principais:

  • Romper o ciclo reativo de investimento em capacidade de guerra de informação, ou IW (Information War), institucionalizando as lições aprendidas em conflitos anteriores e preservando uma linha de base de expertise e capacidades focadas em IW.
  • Manter a capacidade de Guerra de Informação como uma competência central para toda a força combinada, não apenas para as forças de operações especiais.
  • Garantir compreensão ampla e conhecimento suficiente em Guerra de Informação.
  • Garantir que sua abordagem para Guerra de Informação se torne mais ágil e informada sobre custos, desenvolvendo e empregando recursos de Guerra de Informação sustentáveis.
  • Aproveite a iniciativa e use os recursos de Guerra de Informação de forma proativa para expandir o espaço competitivo, derrotar as estratégias competitivas de nossos adversários e se preparar para uma escalada para o conflito, se necessário.
  • Organize-se para promover e sustentar a ação unificada em Guerra de Informação com parceiros interagências, bem como aliados e parceiros importantes.

Quando questionado sobre a implementação no mundo real, Francescon apontou para a queda de um drone americano pelo Irã no ano passado . Enquanto o Irã alegou que o drone era uma ameaça ao seu espaço aéreo, os EUA citaram informações de voo de código aberto para contestar essa afirmação; divulgar essa informação, junto com a informação que afirmava que o drone estava desarmado, foi uma vitória para o tipo de tática irregular em que Francescon se concentra.

“O Irã abatendo um drone não requer necessariamente algum tipo de resposta cinética militar para eles. E procuramos tentar impor e criar o cardápio de itens que temos um amplo leque de opções para impor custos aos nossos adversários para restaurar o equilíbrio competitivo a nosso favor no final do dia ”, disse.

“O emprego adequado de capacidades de guerra irregular visa moldar de forma proativa as condições em benefício dos Estados Unidos e de nossos aliados, impor custos e criar dilemas para as estratégias do adversário”, acrescentou Francescon. “Nossa abordagem não requer novos recursos significativos para se adaptar à competição de grande poder, nem requer violência. Em vez disso, e eu acho que isso é importante, estamos combinando toda a gama de nossas capacidades de maneiras criativas, dinâmicas e pouco ortodoxas.

“Portanto, nosso resumo aqui vai tranquilizar o público americano, nossos parceiros interagências e nossa rede global de aliados e parceiros de que usaremos todas as ferramentas à nossa disposição para competir contra os estados revanchistas hoje e estaremos preparados para a crise do futuro à medida que surgem. ”


GBN Defense - A informação começa aqui
Tradução do artigo publicado originalmente por Aaron Mehta no site Defense News
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger