sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Su-30 MKI irá disparar mísseis BrahMos em 2016

Um exemplo bem sucedido de cooperação de defesa Indo-russa, em uso pelas forças armadas da Índia, é o míssil de cruzeiro supersônico BrahMos. Sudhir Mishra, diretor-geral da joint BrahMos Aerospace, fundada em 1998, conversou com a RIA Novosti na MAKS 2015 sobre os BrahMos, o progresso no desenvolvimento de versões aéreas e submarinas, e a pesquisa no campo  hipersônico.

Sr. Mishra, quando será o primeiro lançamento de um míssil aéreo BrahMos ? Os preparativos foram concluídos?

O míssil e o lançador estão prontos. A Hindustan Aeronautics Ltd. (HAL) que modernizou a sua primeira aeronave de combate multi-função, o Su-30 MKI e integrou o sistema de lançamento. Recentemente, foram realizados os primeiros vôos com o sistema de lançamento e tudo tem corrido bem.

Estamos estudando a informação que reunimos e espero que até o final deste ano venhamos a realizar o primeiro voo armado. Depois disso, testes de queda de mísseis serão realizados com mísseis de teste, e, em seguida, o teste final, o lançamento de um míssil, esperamos que este ocorra no início de 2016. Estamos levando isso muito cuidadosamente, mas com tenacidade, para completar nossa missão. A integração do míssil BrahMos com o Su-30 MKI dará a força aérea indiana uma arma com uma maior área operacional - afinal, o Su-30 pode voar, com reabastecimento no ar por uma distância da ordem de 3000 km e o BrahMos de longo alcance significa que o míssil pode ser disparado de uma distância segura, sem colocar a própria aeronave em perigo.

Quais são as principais características e vantagens da versão aérea do míssil BrahMos?

O BrahMos em sua versão aérea em relação aos mísseis de terra é mais leve do que as outras versões e pesa 2,5 toneladas. Além disso, ele tem a mesma energia com um alcance de 290 km e uma velocidade de Mach 2,8. Ele carrega uma ogiva de 300 kg e é capaz de atingir um alvo no solo com um alto grau de precisão. Armar uma plataforma aérea poderosa como o Su-30 com uma arma tão letal multiplica as capacidades da força aérea para destruir alvos inimigos enquanto  fora do alcance de sistemas de defesa anti-aérea.

O BrahMos-A é único quando comparado com outros sistemas de mísseis aéreos ao redor do mundo. Sem força aérea em qualquer país que possua um tão poderoso míssil de cruzeiro supersônico.

Como está o progresso no desenvolvimento de uma versão submarinoa do BrahMos?

O míssil BrahMos para implantação debaixo d'água já foi testado com sucesso a partir de uma plataforma de lançamento subaquático em 2013 para confirmar que ele serve perfeitamente ao papel de principal arma de ataque para submarinos. Esperamos que o nosso governo anuncie uma licitação para o o submarino de ataque P-751 (a compra de seis submarinos diesel-elétricos está sendo proposta). Esperamos que o nosso sistema de mísseis seja a melhor escolha possível para os novos submarinos que nosso governo tenciona adquirir para a Marinha indiana.

Em que fase do desenvolvimento esta o trabalho do míssil BrahMos hipersônico? Tem pesquisas iniciadas nesta área?

O projeto para o desenvolvimento de um míssil BrahMos hipersônico é longo, esta nos primeiros estágios. Nós começamos o trabalho de base inicial nesta área. Estamos trabalhando com os melhores centros de investigação da Rússia e da Índia, a fim de alcançar a melhor configuração para a implementação deste sistema. É bem sabido que a metalurgia desempenha um papel importante no sistema de alta velocidade e é preciso encontrar materiais que podem suportar temperaturas extremamente altas e manter as suas propriedades.

O trabalho de investigação para este projeto está sendo realizado na Índia no Instituto Indiano de Ciência e na Rússia no Instituto de Aviação de Moscou (MIA). Este novo míssil é pensado como uma arma revolucionária, capaz de voar a velocidades de Mach 5-7. A configuração exata deste sistema ainda não foi resolvida. Pode demorar de seis a sete anos para se desenvolver o protótipo de um míssil BrahMos hipersônico.

Que produtos BrahMos Aerospace estão apresentando no MAKS Salon Aviation? Haverá modelos em escala real?

A BrahMos Aerospace, em primeiro lugar está mostrando um modelo em tamanho real do míssil aéreo com o seu sistema de lançamento na exposição externa, e no pavilhão vamos falar sobre o projeto para armar o Su-30 MKI com o míssil BrahMos. Também estamos apresentando o Projeto das fragatas 1135.6 que foram construídas em Kaliningrado - três destas embarcações já foram armadas com oito mísseis BrahMos por navio. É altamente provável que a nossa marinha irá fazer um pedido adicional aos construtores navais russos para possuir mais três desses navios armados com o BrahMos. E esperamos que a marinha russa vá instalar os mísseis BrahMos a bordo desses navios, que estão sendo construídos para a marinha russa. Este, sem dúvida, irá aumentar o potencial de exportar esta classe de navio para outras nações amigas. O fato de as duas poderosas, marinhas globais possuírem a mesma classe de navios com sistemas de armas idênticas, sem dúvida, faz do projeto 1135,6 uma opção interessante como uma plataforma de armas combinadas para os países do Sudeste Asiático, que mantêm relações amigáveis ​​com a Índia e a Rússia. Claro, as exportações vão exigir a autorização dos governos indianos e russos.

Fonte: RIA Novosti

0 comentários:

Postar um comentário